O que têm em comum a abóbora, as casulas e a castanha de caju? São alguns dos ingredientes que compõem os três produtos “cozinhados” por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) da Universidade do Porto  e que estão entre os oito finalistas do Prémio ECOTROPHELIA 2023, galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior.

Entre os candidatos a este prémio estão os “Casulini“. A equipa que integra Bárbara OliveiraÉrica PiscoFrancisca Ramalho e Vasco Trincão da Silva, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA), e Ana Moreira, futura estudante do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), desenvolveu um Grissini vegan, rico em fibra, à base de farinha de trigo e casulas, azeite, segurelha e alho.

Destaque ainda para os “Doces do Céu”, de Humberto Fernandes, Mariana Fonseca e Pryscilla Azevedo, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN), partilhado com a FCNAUP, e as suas “flores” compostas por abóbora, farelo de arroz e óleo de grainha de uva – um doce vegan e saudável.

Na corrida ao Prémio ECOTROPHELIA 2023 estão também os “VeggycompanionsJéssica Silva, Jéssica ValenteMarta Morgado e Rúben Barbosa, do MTCA, apresentam a concurso uma bebida vegetal de castanha de caju com bagaço de maçã, aromatizada com canela. 

As três equipas finalistas foram apoiadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel Cunha, Susana Caldas Fonseca e Célia Rocha, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição e em Tecnologia e Ciência Alimentar.

Grissini vegan, um doce vegan à base de abóbora e uma bebida de caju são os produtos que a U.Porto leva à final do Ecotrophelia 2023. (Foto: DR)

Final marcada para 4 de julho

A competição final da 7.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA está agendada para o próximo dia 4 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Neste evento, as equipas finalistas vão apresentar e dar a provar os seus produtos eco-inovadores a um júri composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar e selecionados pela sua notoriedade, independência e competência. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares.

Desta competição final sairá o projeto nacional vencedor que representará Portugal na edição europeia do prémio, que decorrerá na principal feira de novas tendências no setor agroalimentar, a ANUGA, em outubro, em Colónia, Alemanha.

Da competição nacional sairá também o vencedor do Born from Knowledge, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), ao melhor projeto “nascido do conhecimento”.