A Marinha Portuguesa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) assinaram recentemente dois novos protocolos de colaboração: um para implementar um programa de desenvolvimento, experimentação e validação operacional de sistemas de comando e controlo (C2) de VENT, designado por “Navio Virtual MF”; e ainda um programa de desenvolvimento, experimentação e validação operacional de sistemas de veículos não tripulados submarinos (VENT-Sub), designado por Maritime Unmanned Underwater Long Endurance – «MUULE».

A ligação entre as duas entidades teve início em 2008, sob a égide do Ministério da Defesa Nacional, com os programas Seacon, renovados em 2013 com o Seacon II. Seis anos depois, foi tempo de apontar baterias a um novo protocolo de cooperação geral, sobretudo focado em promover a troca de informação científica e técnica em áreas estratégicas.

O envolvimento da FEUP tem sido liderado pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS), liderado por João Tasso. “É do nosso interesse aprofundar a investigação, o desenvolvimento, a experimentação e a validação operacional de sistemas de comando e controlo de VENT multidomínio e VENT-Sub, com capacidades e valências que possam dar resposta a um espetro alargado de necessidades de emprego operacional no quadro das missões da Marinha, incluindo o seu apoio à Autoridade Marítima Nacional”, nota o docente.

REPMUS: o mar como plataforma da robótica submarina mundial

Há ainda uma colaboração estratégica que merece destaque entre as duas instituições e que nos remete ao ano de 2010, altura da primeira edição do REP.

Aquele que é considerado o “maior exercício de robótica do mundo” vai voltar a Tróia de 10 a 24 de setembro para demonstração e avaliação operacional de sistemas de veículos autónomos marítimos. O anúncio foi feito durante a Conferência “Portugal e o Mar – a Engenharia Azul” por António Mourinha, diretor do Centro de Experimentação da Marinha.

Coorganizada pela Marinha Portuguesa, pela FEUP, pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e pela NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI), a edição do REPMUS 2023 trará a Portugal 25 países.

O REPMUS utiliza meios não tripulados para aumentar as capacidades de vigilância, reconhecimento e permite realizar missões militares e não militares.