A atividade das empresas sediadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em 2021, teve um impacto total de 324 milhões de euros do Produto Interno Bruto (PIB) português, envolvendo 8600 postos de trabalho, gerando 219 milhões de euros de remunerações e 48,4 milhões de euros de receitas de impostos.

Os números constam de um estudo levado a cabo pelos professores da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) Isabel Mota e Armindo Carvalho e apresentado na cerimónia de encerramento das comemorações dos 15 anos da UPTEC, Neste trabalho, fica demonstrado o crescimento gradual do impacto económico direto, indireto e induzido da UPTEC e das suas empresas, estejam elas instaladas e graduadas, em parâmetros como o PIB, o emprego, as remunerações e as receitas fiscais.

Olhando detalhadamente para a análise feita, no que toca ao PIB, a preços constantes de 2019, registados para a economia nacional, entre 2019 e 2021, devido ao efeito da pandemia, verifica-se que o contributo da rede UPTEC para o PIB cresceu 10,13%. No mesmo período, a economia nacional registou uma taxa de crescimento média anual de -1,64%,

Relativamente ao impacto no emprego, o universo UPTEC aumentou o número de 7004 postos de trabalho, em 2019, para 8600 em 2021, enquanto as remunerações passaram de 166 para 219 milhões de euros no mesmo período. No que concerne às receitas fiscais, as mesmas passaram de 35,2 milhões de euros em 2019, para 48,4 milhões em 2021.

Já no que toca ao volume de negócio com vendas e serviços prestados, as empresas da UPTEC geraram mais de 187 milhões de euros em 2021, sendo 57% desse valor referente a exportações.

Sempre a crescer

Em 2021, a UPTEC abrigava 182 empresas instaladas – Centros de Inovação (21%), Projetos Âncora (11%) e Startups (68%) – que empregavam 1631 colaboradores, com impacto direto, sendo os centros Asprela I e Asprela II responsáveis por 50% dos projetos empresariais instalados. Entre 2019 e 2021, as empresas instaladas na UPTEC realizaram mais de 37 milhões de euros de Investimento e mais de 161 milhões de euros de Exportações.

Para além das 182 empresas instaladas, em 2021, existiam 66 empresas graduadas ligadas à UPTEC que empregavam diretamente 1050 pessoas. As empresas graduadas são responsáveis por 119,9 milhões de euros de Exportações e 12,4 milhões de euros de investimento entre 2019 e 2021.

No estudo agora revelado, o impacto direto é medido pelo conjunto de atividades integrantes das entidades e empresas do universo UPTEC, ao passo que os efeitos indiretos respeitam à atividade económica incrementalmente gerada pelo consumo de bens e serviços intermédios pelas entidades e empresas do universo UPTEC.

Os efeitos induzidos respeitam à atividade económica incrementalmente gerada como consequência das despesas de consumo dos trabalhadores diretamente envolvidos nessas atividades, bem como dos trabalhadores das entidades fornecedoras de bens e serviços (atividade económica gerada quer por efeito direto quer por efeito indireto).

O impacto total da atividade da rede UPTEC, que inclui os supracitados efeitos diretos, indiretos e induzidos, é quantificado, ano a ano, para o conjunto do período 2019 a 2021. O objetivo é o de controlar eventuais efeitos conjunturais, designadamente, os respeitantes ao impacto da crise pandémica, assim como dispor de informação para retirar algumas ilações relevantes quanto às principais tendências observadas ao longo desse período.

UPTEC: 15 anos a inovar

Fundada em 2007, a UPTEC tem fomentado nos últimos 15 anos, a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais nas áreas das artes, ciências e tecnologias e acolhido centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.

Desde a sua criação, a UPTEC já apoiou mais de 700 projetos empresariais, graduou 98 empresas e contribuiu para a criação direta de mais de 3600 novos postos de trabalho, 86% dos quais altamente qualificados.