A plataforma de comunicação segura Adyta.Phone, desenvolvida pela Adyta, uma empresa spin-off da Universidade do Porto e atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, recebeu, no passado dia 16 de junho, a certificação de segurança atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS).

A solução desenvolvida pela empresa portuense, que atua na área da segurança, passa, assim, a constar do restrito grupo de soluções tecnológicas certificadas pela entidade governativa, sendo a única solução de origem portuguesa com certificação ativa do GNS, podendo por isso lidar com Informação Classificada (IC) de Marca e Grau Nacional Reservado.

A Adyta.Phone Federation é uma aplicação de comunicação encriptada, disponível para dispositivos Android e iOS, totalmente desenvolvida pela Adyta, em Portugal, e que se diferencia das demais soluções de comunicação disponíveis no mercado graças ao seu modelo de negócio transparente. Na prática, o cliente paga pela assinatura do serviço de comunicações, mas não necessita de disponibilizar os dados pessoais ou empresariais.

A distinção foi entregue na 9.ª edição da conferência C-DAYS ao CEO da Adyta, Carlos Carvalho, que enalteceu o que considera ser a concretização de um passo fundamental para o futuro da aplicação. “Esta certificação é um dos objetivos que há muito tínhamos definido para o nosso produto de comunicação segura. Significa que a solução tem as condições necessárias para ser utilizada em cenários que envolvam informação classificada, mas significa também que a solução disponibiliza, a todos os seus utilizadores, capacidades de proteção da informação devidamente comprovadas”, realça o responsável.

“É um momento de enorme felicidade para todos nós na Adyta, e que se deve, por inteiro, ao trabalho que esta equipa tem dedicado ao desenvolvimento deste produto. É muito satisfatório termos trazido até aqui um projeto de inovação e vamos continuar a melhorar a aplicação, introduzindo novas funcionalidades e melhorias”, adianta CEO da Adyta.

Uma solução para todos

Para Carlos Carvalho, a Adyta.Phone é uma solução para utilização de toda a comunidade, uma vez que “está disponível para todos os utilizadores de dispositivos Android e iOS à escala mundial, com exatamente as mesmas características de robustez e fiabilidade validadas por esta certificação atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança”.

“O que colocámos à prova, nesta certificação, foi a nossa aplicação na sua versão comercial. Nos dias de hoje, em que a segurança da informação é tão essencial, quer do ponto de vista pessoal, empresarial ou governamental, é importante que as pessoas tenham mais certezas de que as ferramentas que utilizam para comunicar protegem as informações comunicadas. Esta certificação também significa isso. Se a Adyta.Phone está certificada para ser utilizada em cenários que envolvem Informação Classificada, então está apta a proteger a informação de todos os seus utilizadores que, mesmo que não estejam a transmitir Informação Classificada, querem proteger devidamente o que comunicam”, refere o CEO da Adyta.

Esta distinção decorre do Decreto-Lei n.º 3/2012, de 16 de janeiro, na sua atual redação, no qual o Gabinete Nacional de Segurança tem como uma das suas atribuições, avaliar, acreditar e certificar a segurança de produtos e sistemas de comunicações, de informática e de tecnologias de informação que sirvam de suporte ao tratamento, arquivo e transmissão de Informação Classificada.

Note-se ainda que o processo de certificação, conduzido pelo GNS, contou com a avaliação técnica independente de uma equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV) que realizou intensivos testes e verificações à solução de acordo com um perfil de proteção, proporcionando a confiança necessária para assegurar a gestão de IC, dentro de um conjunto de condições pré-estabelecidas.

Adyta: um caminho de ascensão no setor da segurança

Criada por docentes e antigos estudantes da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a Adyta visa promover soluções tecnológicas especializadas, adaptadas às necessidades de órgãos de soberania, grupos empresariais e outras organizações que, pela natureza da sua atividade, tratam informação sensível ou classificada.

Esta spin-off da U.Porto e startup da UPTEC centra a sua atividade na área da segurança da informação e tem também desenvolvido trabalhos relevantes na área da avaliação criptográfica e funcional de sistemas e plataformas. A empresa disponibiliza ainda Serviços de Cibersegurança, colocando no mercado um conjunto alargado de soluções e serviços que vão desde a consultoria de segurança, avaliações de conformidade, auditorias e testes e formação em cibersegurança.

A Adyta participa também em consórcios nacionais e internacionais em projetos que envolvem comunicações quânticas para a defesa europeia, como o DISCRETION ou o PTQCI.