Maria Castro Freitas, antiga estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP),  venceu a edição deste ano do Prémio Jovem Investigador em Eletroquímica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (SPE)

Maria Castro Freitas é doutorada em Química Sustentável pela FCUP e tem desenvolvido imunossensores e imunoensaios com deteção eletroquímica para análise de biomarcadores do cancro da mama.

Posteriormente, foi investigadora (2020 a 2022) do projeto “TracAllerSens” financiado pela FCT, onde trabalhou na construção de imunossensores eletroquímicos para a análise de alergénios alimentares.

Atualmente é investigadora na REQUIMTE/LAQV/Instituto Superior de Engenharia do Porto, tendo conquistado um lugar de investigadora júnior na 5.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual). O seu projeto tem como objetivo o desenvolvimento de biossensores eletroquímicos com deteção múltipla de biomarcadores de doenças não transmissíveis para superar limitações de abordagens atualmente efetuadas em diagnóstico clínico.

Sobre o Prémio

O Prémio Jovem Investigador em Eletroquímica da SPE visa premiar a atividade de investigação científica em Eletroquímica, traduzida na publicação de artigos científicos em revistas de reconhecido mérito e na revista da Sociedade (Portugaliae Electrochimica Acta), bem como de patentes.