Durante os próximos cinco anos, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai patrocinar as atividades de ensino e formação, investigação, ação social e serviço à sociedade da Universidade do Porto com um subsídio anual de cerca de 1 milhão de euros. Este é o principal resultado da parceria estabelecida, esta sexta-feira, entre as duas entidades, a qual garante à Caixa a exclusividade da emissão e gestão dos cartões de identificação de todos os membros da comunidade U.Porto.

Dos cerca de 4,5 milhões de euros que a CGD vai investir na Universidade, um terço – 1,5 milhões de euros – inserem-se num Protocolo de Cooperação que prevê o financiamento de iniciativas e projetos relevantes da U.Porto nas áreas do ensino, da investigação científica, da inovação e do empreendedorismo, da cultura, do desporto, da ação social e da cooperação institucional.

Por via deste Protocolo, válido até ao final de 2028, a Caixa passa a fornecer, já a partir do ano letivo 2023/2024, o cartão de identificação – Cartão U.Porto – utilizado pelos 40 mil estudantes, professores, técnicos e restantes membros da Universidade, e cujas funcionalidades incluem também o controlo de acesso (a computadores, estacionamento, recintos e gabinetes), controlo de assiduidade, registo de empréstimos em bibliotecas, ou o pagamento de títulos de viagem na rede de transportes públicos.

Para além do cartão, os estudantes da U.Porto passam também a poder aderir, sem qualquer custo, a um conjunto de produtos que lhes permite gerir o seu dinheiro durante o seu percurso académico. Neste pacote de produtos inclui-se, além da conta bancária, o Cartão Caixa ISIC, que é um cartão de estudante reconhecido internacionalmente, e o acesso à app Caixadirecta, que lhes possibilita o acesso à conta e fazer transferências e pagamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os estudantes que necessitem de financiamento para prosseguir com a sua formação, terão igualmente acesso a condições especiais.

Ainda no âmbito deste protocolo, a Caixa disponibilizará anualmente estágios aos melhores estudantes da U.Porto nas áreas relacionadas com as Ciências, Direito, Economia e Engenharias.

3 milhões para promover o mérito e apoiar a inovação

A U.Porto e a CGD assinaram ainda um Contrato de Mecenato Plurianual que prevê a concessão de um donativo global de 3 milhões de euros para financiamento de ações da Universidade nos domínios do apoio aos estudantes e incentivo à formação, do empreendedorismo e da investigação científica.

A fatia maior desta verba (350 mil euros/ano) deverá ser aplicada no “apoio e incentivo aos estudantes, materializados em fundos ou bolsas de apoio social e prémios de estímulo ao estudo, bem como à formação do pessoal da U.Porto”.

A restante verba será canalizada para a “promoção do empreendedorismo e da excelência de atividades empresariais com origem na U.Porto” (150 mil euros) e para “iniciativas de investigação científica e tecnológica, pura ou aplicada, com relevante interesse comunitário, reconhecidas nacional e internacionalmente” (100 mil euros).

“Um estímulo ao melhor que se faz na Universidade”

A cerimónia de assinatura do protocolo e do contrato de mecenato decorreu na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria e contou com a participação do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo.

“Hoje é um dia feliz para a Universidade do Porto”, começou por referir o Reitor da U.Porto sobre uma parceria que volta a juntar a Universidade à “mais antiga e sólida instituição financeira portuguesa e um dos mecenas mais ativos no setor do Ensino Superior (…), que se propõe contribuir positivamente para o sucesso da nossa comunidade académica”.

“Com a assinatura do presente protocolo de cooperação, a Caixa assume-se como o parceiro financeiro de referência da U.Porto para os próximos cinco anos”, reforçou António de Sousa Pereira, assegurando que “a Universidade, com a assinatura destes acordos, ganha uma capacidade acrescida para a prossecução das suas atividades de ensino e formação, investigação, inovação e de serviço à sociedade”.

Relativamente aos valores envolvidos na parceira, o Reitor enalteceu a verba destinada à “atribuição de fundos ou bolsas de apoio social a estudantes e de prémios de estímulo ao estudo e à formação”. “Desta forma, damos um passo importante na concretização dos objetivos estratégicos da Universidade do Porto no campo da responsabilidade e do compromisso social, nomeadamente no que toca ao reforço da ação social e à promoção da igualdade de oportunidades entre os nossos estudantes”, vincou.

Do lado da Caixa, Paulo Moita Macedo começou por destacar a “excelência” e o “reconhecimento” associados à Universidade do Porto.

“A nossa presença aqui testemunha esse reconhecimento e quer ser um estímulo ao melhor que se faz na Universidade. Se o que aqui se faz  é muito bom, então é nossa missão criar condições para que os resultados possam ser ainda melhores!”, notou.

Referindo-se aos termos da parceria co ma U.Porto, o presidente executivo da Caixa da lembrou que os 3 milhões de mecenato “representam aposta e convicção” e terão “um efeito multiplicador”. E justificou: “Estamos numa Universidade onde o mais recente Prémio Pessoa ensina introdução à poesia a estudantes de medicina. Quase bastaria esse sinal de uma Universidade onde se fazem coisas poéticas e menos banais para acreditar firmemente no futuro”.

Sobre a Caixa Geral de Depósitos

Fundada em 1876, a Caixa Geral de Depósitos é a maior instituição financeira portuguesa e o maior banco em Portugal.

A Caixa é também um Banco pioneiro e inovador na relação com a Academia sendo a Instituição financeira em Portugal que desde há mais anos – 29 – permanece ligada ao Ensino Superior. Um posicionamento que lhe vale a liderança no segmento Universitário através da manutenção de parcerias e acordos de cooperação com Instituições de Ensino Superior a nível nacional.

Na dimensão social, a Caixa investiu em 2022, mais de 12 milhões de euros, envolvendo protocolos com universidades e institutos politécnicos, para além do apoio a 29 projetos no âmbito do prémio Caixa Social, e ainda o prémio de mérito a 300 estudantes do ensino superior no prémio Caixa Mais Mundo.