A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto associou-se à Câmara Municipal do Porto e vai acolher as sessões de recuperação e partilha de computadores do ReBOOT, uma iniciativa que promove a economia circular, através da reparação, recuperação e partilha de computadores com projetos e instituições sociais que necessitem destes equipamentos.

Através desta iniciativa, a autarquia portuense pretende contribuir para fomentar a reparabilidade e estender a vida útil de recursos, indo ao encontro de um dos pilares do roadmap para a economia circular “Porto, Cidade circular em 2030”.

Uma das vertentes do projeto, que envolve diretamente a UPTEC (ver abaixo), passa por dotar a população de competências que permitam a qualquer pessoa diagnosticar e reparar os seus próprios equipamentos.

Para além disso, qualquer empresa ou particular poderá entregar os equipamentos para reparação no Serviço Municipal de Metrologia, Centros de Educação para a Sustentabilidade, Ecocentro da Prelada, Ecocentro das Antas ou nos locais da Rede Crew da LIPOR, ou agendar a sua recolha. Os resíduos resultantes deste fluxo (peças irrecuperáveis, carcaças, etc…) serão entregues à LIPOR e, assim, encaminhados para reciclagem e/ou valorização.

Numa primeira fase, a autarquia espera “recuperar 600 computadores em seis meses”, conforme foi anunciado pelo vice-presidente da CMP, Filipe Araújo, durante cerimónia de lançamento do projeto, que decorreu no passado dia 12 de junho, na UPTEC Asprela I.

A iniciativa conta, ainda, com a participação da Porto Digital, da Porto Ambiente, a European Recycling Platform Portugal, da LIPOR e da Circular Economy Portugal, como parceiros, e com o apoio da UPTEC, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Universidade Portucalense.

A sessão de apresentação do ReBOOT decorreu na UPTEC Asprela I. (Foto: Andreia Merca/Porto)

Repare você mesmo/a os computadores

A acontecerem às segundas e quartas-feiras, entre as 18h00 e as 21h00, na UPTEC Asprela I, as sessões de capacitação do REBOOT vão ser dinamizadas pela Recycle Geeks – empresa incubada na UPTEC –, e têm como objetivo preparar e capacitar os participantes para que, sem recorrerem a profissionais ou a terceiros, consigam eles mesmos reconhecer o problema e reparar os seus portáteis em casa.

Cada sessão contará com o máximo de 12 participantes e terá uma duração total de seis horas, divididas em dois eventos de três horas cada. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Para além das sessões realizadas na UPTEC, o ReBOOT contará com vários eventos de reparação – Repair Café – em várias instituições da Asprela e parceiras deste projeto.

“Projetos como o ReBOOT são a possibilidade prática que as empresas e as instituições têm em contribuir para a neutralidade carbónica e para a circularidade, entregando os seus equipamentos fora-de-uso ou participando nas sessões de capacitação e Repair Café”, destaca Filipe Araújo.

O ReBOOT faz parte do Asprela + Sustentável, um programa financiado pela EEA Grants que promove o recurso a energia renovável, mobilidade sustentável, eficiência energética e economia circular. O Asprela + Sustentável integra, igualmente, o projeto Good Foods Hub, que incentiva a adoção de uma alimentação saudável, adequada e justa, no Pólo da Asprela.