A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolheu, no passado dia 12 de junho, a sessão de apresentação dos resultados do projeto “SexHealth e ProstateCancer: Determinantes Psicobiológicos da Saúde Sexual em Homens com Cancro da Próstata”, que tem como objetivo melhorar a saúde sexual e o bem-estar de pessoas com cancro da próstata.

Conduzido pelo grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da FPCEUP, em colaboração com a Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), este projeto – financiado pelo programa Norte2020 (Portugal 2020) –  procurou estudar diferentes dimensões da saúde dos pacientes com cancro da próstata, através de uma abordagem biopsicossocial e multidisciplinar, que cruza áreas tão diversas – e complementares – como a medicina, oncologia, microbiologia, doenças infeciosas, psicologia, sexologia e as neurociências.

Através desse trabalho inovador, que contou com a participação de especialistas das áreas de Psicologia, Medicina, Neurociências e Matemática, espera-se então melhorar a qualidade de vida e a saúde sexual dos indivíduos afetados por essa doença.

“Queremos chegar às pessoas e ter impacto nas suas vidas”

A sessão pública de apresentação do projeto “SexHealth e ProstateCancer”, intitulada “Cancro da Próstata e Saúde Sexual: A Ciência ao Serviço da Saúde e do Bem-Estar”, teve como objetivo apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos pela equipa de investigação, bem como sensibilizar a população para a problemática do cancro da próstata.

Conforme referiu Pedro Nobre, Diretor da FPCEUP e investigador responsável pelo projeto, na sessão de abertura, “o trabalho que estamos a fazer procura chegar às pessoas e ter impacto nas suas vidas. Na saúde, certamente, mas também no bem-estar psicológico e no bem-estar sexual, que são dimensões fundamentais para a qualidade de vida das pessoas”.

O projeto é coordenado pela equipa do SexLab/FPCEUP (na imagem), em colaboração com a FMUP e o CINTESIS. (Foto: DR). (Foto: FPCEUP)

Ana Quinta Gomes, investigadora responsável por uma das linhas de investigação do projeto, sublinhou, ainda, que “o trabalho desenvolvido pretendeu, em última análise, dar resposta a uma das necessidades mais referidas pelos homens com cancro da próstata: a possibilidade de ter acesso facilitado a apoio psicológico especializado, ao longo da trajetória da doença e em complementaridade com o tratamento médico”.

“Esta abordagem integrada e multidisciplinar dos desafios inerentes ao cancro da próstata mostra-se muito promissora, não apenas na redução do sofrimento emocional destas pessoas, mas também na melhoria do seu bem-estar geral e sexual, e das pessoas parceiras”, acrescenta.

Diversos especialistas nacionais e internacionais participaram no evento, que contou também com o apoio de instituições e sociedades portuguesas relevantes, tais como a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Apoio a Pessoas com Cancro, a Associação Portuguesa de Urologia e a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata.