Durante as férias de verão, 30 estudantes vão ter a oportunidade de realizar atividades de iniciação à investigação nas áreas de Energia, Engenharia Informática e Robótica, somando aos estágios recentemente oferecidos na área de Telecomunicações e Multimédia. A possibilidade é dada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) que, através da iniciativa “Estágios de Verão INESC TEC”, abriu um novo concurso para atribuição de vagas a estudantes do ensino superior.

Proporcionar uma primeira experiência de investigação a quem quiser conhecer melhor atividades de investigação e desenvolvimento, complementando assim a sua formação académica, é o principal objetivo destes estágios de verão dinamizados pelo INESC TEC.

Ao longo de um mês, o Instituto propõe-se a receber estudantes de licenciatura e mestrado que queiram passar da teoria à prática, integrar uma experiência de investigação, trabalhar num ambiente profissional, e perceber como se pode contribuir para a resolução de problemas reais.

“Os estudantes terão ainda oportunidade de desenvolver competências transversais, tais como espírito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa. Perspetivas futuras para prosseguir os estudos, alternativas de desenvolvimento de carreira e eventual possibilidade de futura colaboração, serão naturalmente proporcionadas durante o decorrer dos estágios”, explica Aníbal Matos, administrador do INESC TEC e responsável por esta iniciativa.

Candidaturas até 20 de junho

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas, nas áreas da Energia, Engenharia Informática e Robótica. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 20 de junho, através do preenchimento do respetivo o formulário disponibilizado no website do INESC TEC. Os estágios terão uma duração mínima de quatro semanas, a decorrer entre 10 de julho e 15 de setembro.

Dada a proximidade do INESC TEC com as Instituições de Ensino Superior, os estudantes poderão, quando adequado, utilizar esta experiência de verão para garantir a equivalência com estágios curriculares incluídos em algumas das licenciaturas dentro destas áreas.

Recorde-se que o INESC TEC tem apostado cada vez mais na aproximação dos mais jovens às carreiras de investigação.  Após uma primeira fase de candidaturas na área de Telecomunicações e Multimédia encerrada no final de maio, este concurso foca-se, agora, em três novas áreas: Energia, Engenharia Informática e Robótica, onde todos os estudantes serão inseridos num dos centros de investigação da Instituição, de modo a  experimentar e conhecer de perto o processo de investigação e contribuir para a criação de novas soluções.