Cristina Queirós, docente e investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi distinguida com o prestigiado Prémio “Ciência 2022” pelo seu trabalho inovador no campo da segurança e saúde.

O reconhecimento foi concedido pelo artigo intitulado “Hipertermia na redução de sintomas traumáticos e depressivos em profissionais envolvidos em acidentes”, publicado em 2022 na revista Territorium – Revista Internacional de Riscos.

O artigo premiado, resultante de um estudo piloto coordenado por Cristina Queirós e que visou a aplicação da Hipertermia na gestão do stress e prevenção do burnout em diferentes grupos profissionais ligados à emergência médica, representa um importante avanço no conhecimento científico na área da saúde ocupacional e psicológica.

O trabalho contou ainda com a participação de Simão Oliveira, Sílvia Monteiro Fonseca e Sara Faria (estudantes da FPCEUP) e Sónia Cunha (psicóloga do CAPIC-INEM)

A cerimónia de entrega do Prémio “Ciência 2022” decorreu durante o VI Congresso Internacional de Riscos, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os dias 23 e 26 de maio.

O galardão foi entregue à docente e investigadora da FPCEUP pelo Almirante Gouveia e Melo.

Sobre Cristina Queirós

Licenciada e doutorada em Psicologia, Cristina Queirós é Professora Associada do Departamento de Psicologia da FPCEUP, instituição onde leciona desde 1993. Diretora do Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP-FPCEUP), é também investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e representante da FPCEUP no PEPPIC, uma plataforma de estudo de intervenções em situações de crise psicológica e catástrofe.

Com um percurso científico centrado nos domínios da psicologia clínica e da saúde, tem-se dedicado, nas últimas décadas, ao estudo do stress no trabalho, burnout e stress pós-traumático em profissionais de saúde e de emergência médica, incluindo bombeiros, elementos de forças policiais e outros profissionais de socorro, bem como do stress/ansiedade/burnout em professores e estudantes.  Desse trabalho resultaram dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade, bem como capítulos de livros assinados em colaboração com investigadores de diferentes áreas de investigação.

Do currículo de Cristina Queirós destaca-se ainda a orientação de mais de uma centena de teses de doutoramento e de mestrado, e a participação em inúmeros congressos nacionais e internacionais com simpósios, posters e comunicações.

Em paralelo, tem desenvolvido formação sobre stress/burnout e sobre intervenção psicológica em crise e primeiros socorros psicológicos.