A estudante Mariana Leite Silva, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi distinguida, no passado dia 10 de janeiro, com o Prémio Professor Jacinto Nunes 2022, o galardão entregue anualmente pelo Banco de Portugal aos melhores estudantes da licenciatura em Economia do país.

Natural da Vila Nova de Famalicão, Mariana Leite Silva, de 21 anos, ingressou na Licenciatura em Economia da FEP no ano letivo 2019/2020. E logo no ano de estreia, destacou-se com uma média final de 18,7 valores, que lhe valeu a conquista do Prémio Incentivo 2021 da U.Porto. Licenciada em 2022, frequenta atualmente o primeiro ano do Mestrado em Economia.

Para além da estudante da FEP, única mulher entre os premiados deste ano, o Banco de Portugal distinguiu mais oito estudantes que se destacaram pelo mérito do seu percurso académico no ano letivo 2021/2022.. Entre eles incluem-se os melhores estudantes da Católica-Lisbon School of Business and Economics, a NOVA School of Business and Economics, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Faculdade Economia da Universidade de Coimbra, Católica Porto Business School e a Universidade de Aveiro.

“Este prémio deve ser encarado não só como uma forma de reconhecimento do vosso mérito e esforço neste até aqui exigente percurso, marcado por uma pandemia, mas deve assinalar sobretudo um incentivo, uma motivação para continuarem a estudar, a investigar, a criar e a partilhar conhecimento”, destacou o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, na sessão de entrega do prémio, realizada na sede da instituição, em Lisboa.

Na sua intervenção, o antigo ministro das Finanças deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos reitores e diretores das escolas de Economia e Gestão representadas. “À semelhança das nossas melhores empresas, as instituições de ensino superior internacionalizaram-se e são, hoje, polos de atração de talento e exemplos de posicionamento e diferenciação nos rankings internacionais”, sublinhou.

Sobre o Prémio Professor Jacinto Nunes

Criado em 1987 sob a designação “Prémio Banco de Portugal”, o Prémio Professor Jacinto Nunes distingue anualmente os estudantes que obtiveram a melhor média final na licenciatura em Economia nos estabelecimentos de ensino superior cuja nota do último candidato admitido, nas duas primeiras fases de candidatura, tenha sido igual ou superior a 140 pontos.

Em 2016, o prémio foi renomeado em homenagem a Manuel Jacinto Nunes, um dos economistas mais ilustres da segunda metade do século XX em Portugal. Além de ter sido Vice-Governador (1960-1974) e Governador (1974-75 e 1980-85) do Banco de Portugal, Manuel Jacinto Nunes foi vice-primeiro ministro e ministro das Finanças no IV Governo Constitucional (1978-79).