A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), com o apoio da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, lançaram recentemente o e-book Cada Casa, Um Caso. Peças da Coleção de Arquitetura Brasileira na Casa da Arquitectura (Matosinhos), resultado de um projeto desenvolvido por  estudantes do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da FLUP.

Realizado no âmbito da unidade curricular de Gestão Cultural do curso, o projeto começou a ganhar vida em 2019, no âmbito de um protocolo que permitiu a 19 estudantes da FLUP realizar um estágio coletivo na Casa da Arquitectura, Centro Português de Arquitectura. Aqui, tiveram a oportunidade de contactar diretamente com os objetos que constituem o acervo da instituição.

Os objetos de estudo no contexto do estágio foram as fontes visuais selecionadas pela equipa da Casa da Arquitectura, que convocam a produção de três notáveis arquitetos brasileiros.

No total, foram selecionadas quatro fontes, correspondendo a quatro temas, trabalhados por quatro grupos de estudantes: a Casa Modernista da Rua Itápolis, em São Paulo, de Gregori Warchavchik, a partir de um filme de 1930; o Centro de Convivência Cultural de Campinas, inaugurado em 1976, projeto de Fábio Penteado, trabalhado a partir de uma seleção de fotografias de diversos autores que documentam o seu processo construtivo; a Casa Gerassi, também em São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha, explorada a partir de dois vídeos que registam a sua construção entre 1990 e 1991; e a Casa da Rua do Quelhas, em Lisboa, também da autoria de Paulo Mendes da Rocha, em parceria com a arquiteta portuguesa Inês Lobo (2018), a partir de conteúdo audiovisual produzido pela própria da Casa da Arquitectura.

O início da pandemia de covid-19 e o término das aulas presenciais em março de 2020 acabaria, contudo, por obrigar à reformulação de um projeto que, numa fase inicial, tinha em vista a produção de conteúdos para a edição 2020 do Open House Porto. Assim, e para garantir a continuidade – em formato online – da investigação em curso e a análise crítica das fontes, optou-se pela elaboração de um e-book que sistematiza os novos caminhos de investigação identificados.

“O contexto pandémico, embora adverso e desafiante, contribuiu, porém, para o incremento de algumas das linhas de orientação pedagógica de um projeto desta natureza: as metodologias de learning by doing e de flipped classroom. Assim, tanto para os estudantes como para os docentes e colaboradores científicos, o processo de aprendizagem e de adaptação foi constante, quer às ferramentas e métodos de trabalho à distância, que foram ensaiadas pela primeira vez neste projeto, quer pela sinergia entre os grupos e a orientação científica do projeto”, destaca a equipa envolvida no trabalho.

O e-book agora disponibilizado reúne então um conjunto de textos resultantes do trabalho de investigação realizado e que foram objeto de uma dupla revisão científica internacional. Neles, assumem-se as diferentes origens dos seus autores, bem como as diversas formações de base que impactam necessariamente nos vários olhares sobre os temas e objetos analisados.

Coordenada pelos docentes Maria Leonor Botelho e Hugo Barreira (CITCEM/FLUP e DCTP/FLUP), em colaboração com Beatriz Takahashi, a produção da publicação contou com o apoio do CITCEM e da Casa da Arquitectura, Centro Português de Arquitectura.