A Flow Technology, uma spin-off da Universidade do Porto e empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, vai marcar presença no evento Opportunities and challenges for Blue SMEs and Maritime, a decorrer no próximo dia 25 de janeiro, no Parlamento Europeu. Miguel Fernandes, General Manager da empresa portuguesa, foi convidado para fazer parte do painel de discussão da sessão “Digitalisation of SMEs: lessons learnt from the sector”.
Organizado pela deputada europeia Josianne Cutajar, SEArica Vice-Chair for SMEs and Digitalization, com o apoio da Conference of Peripheral Maritime Regions, o evento vai abordar os desafios da digitalização enfrentados pelas PME azuis e para discutir as oportunidades e formas de desbloquear o potencial e apoiar o desenvolvimento destas empresas.
“Embora a existência de financiamentos de apoio às PME e startups azuis da União Europeia seja positiva, e sinalize a importância do ecossistema das PME para a economia europeia, a fragmentação e complexidade dos fundos conduzem a dificuldades no seu acesso. Neste contexto, é importante fornecer respostas concretas sobre como as PME azuis podem superar as barreiras e aproveitar a digitalização e as oportunidades de ecologização”, destaca Miguel Fernandes.
A Flowtech/Foodintech foi convidada a partilhar, neste evento, a sua experiência como partner do projeto SAFER, um projeto transnacional de inovaçãoque tem omo objetivo promover a transferência de tecnologia e métodos de colaboração no setor das Indústrias de Pescado, avaliando em conjunto a implementação de pilotos – Living Lab.
“O sucesso deste projeto é evidente considerando que as implementações piloto na fase 1 do FLOW M, são nos dias de hoje, implementações estruturantes na gestão das operações destas unidades industriais. O FLOW M, neste momento, edifica a base da estratégia indústria 4.0 destas empresas”, refere Miguel Fernandes.
Na prática, este projeto permitiu a implementação de cinco pilotos da tecnologia FLOW M, um software MES – Manufacturing Execution System, em cinco unidades industriais na área do Pescado: Fase 1- Mytilimer (França); Irish Fish Canners (Irlanda); Nortsea (Portugal); Fase 2 – Thaeron (França) e Consorcio Español Conservero (Espanha).
O evento onde a Flowtech marcará presença decorre entre as 9h30 e as 11h30 do dia 25 de janeiro, no Parlamento Europeu (Room SPINELLI 3H1), em Bruxelas.
A sessão também pode ser acompanhada online. Os registos devem ser feitos aqui.