A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai receber, no próximo dia 6 de dezembro, as comemorações de mais um Dia do Voluntariado da U.Porto. Tendo como mote Fazer e Ser Feliz, a edição deste ano vai abordar a relação do trabalho voluntário e a saúde mental, no bem-estar da comunidade académica, no Ensino Superior.

Através desta iniciativa, que acontece um dia depois da entrega do Selo de Qualidade Academia Voluntária à U.Porto, pretende-se “sensibilizar, envolver e estimular a participação da comunidade académica e civil para a importância do voluntariado e do trabalho em rede”. É ainda objetivo da organização “promover a reflexão sobre as boas práticas de responsabilidade social universitária, a partilha de experiências e de perspetivas de intervenção nestes domínios na valorização do seu envolvimento na comunidade universitária”.

O programa do Dia do Voluntariado da U.Porto 2022 (a disponibilizar brevemente) tem início às 9h00 e inclui a tradicional “Exposição/Feira de Voluntariado“, onde será possível conhecer as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam.

Em paralelo, vão decorrer mesas redondas subordinadas a temas como a “Promoção do bem estar na comunidade académica” e a “relação entre o trabalho voluntário e a saúde mental“, com a participação de representantes dos diferentes projetos e iniciativas de voluntariado em curso na Universidade.

A sessão de encerramento está marcada para as 16h30 e contará com a participação de Maria Joana de Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

A participação no evento é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia, até dia 2 de dezembro de 2022.

… e um prémio para atribuir

O Dia do Voluntariado da U.Porto 2022 será também ocasião para distinguir o(s) projeto(s) de solidariedade social desenvolvido(s) na Universidade do Porto, que mais se destacou(aram) ao longo do último ano.

O projeto vencedor – selecionado por um júri composto por membros da comunidade académica da U.Porto – será premiado com o valor de 1.000 euros, patrocinado pela Fundação Santander Portugal.

As candidaturas ao Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’22” decorrem até 30 de novembro de 2022 e podem ser feitas através do preenchimento do respetivo formulário.

Os interessados devem ainda consultar o Regulamento do Prémio e preparar a candidatura de acordo com os documentos solicitados.