A investigadora Ana Ramos, do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente destacada pela Ordem dos Engenheiros Região Sul pelo seu trabalho de avaliação do comportamento dinâmico a longo prazo de soluções inovadoras de vias férreas.

Distinguida com o 3.º lugar do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2021, a investigação utiliza uma abordagem inovadora para analisar o problema, contribuindo para uma gestão mais eficiente da via-férrea.

“Apresentei uma metodologia totalmente integrada, validada com base em resultados experimentais, que inclui a avaliação do comportamento das vias em laje e balastrada a curto e a longo prazo a partir da determinação das deformações permanentes ao fim de milhões de ciclos de carga”, explica Ana Ramos.

A metodologia desenvolvida tem sido aplicada em diferentes projetos europeus como o In2Track2 e In2Track3. “Esta nova abordagem foi também aplicada no âmbito das zonas de transição, a partir de uma modelação complexa, simulando numericamente a evolução do perfil deformado da via resultante do tráfego ferroviário”, acrescenta a também antiga estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP.

O trabalho, que recebeu ainda o Prémio José Folque/Jovens Geotécnicos em Língua Inglesa no ano 2020, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia, surge no âmbito da tese de doutoramento de Ana Ramos, orientada por Rui Calçada, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil e recém-eleito Diretor da FEUP, e por António Gomes Correia, Professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, onde foi realizado o Programa Doutoral.

Um percurso de excelência

Ana Ramos ingressou no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP em 2008. A sua tese de final de curso, apresentada em 2013, focou-se no domínio da caracterização e modelação numérica da rugosidade de descontinuidades rochosas, e foi desenvolvida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Além de ter dado origem a artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, o trabalho foi destacado com o Prémio José Folque/Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa, em 2014, promovido pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Atualmente, e desde 2019, a investigadora da FEUP frequenta o Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão da Faculdade de Economia da U.Porto. O objetivo passa por complementar a sua formação e aprofundar tópicos como Data Mining, Análise de dados e Otimização.