A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai disponibilizar, a partir de novembro, sessões gratuitas de exercício físico a crianças (a partir dos 4 anos), jovens e adultos com Trissomia 21.

Sob a designação MOVE-TE 21, o projeto que agora se inicia decorre no âmbito da atividade do Gabinete de Atividade Física Adaptada da FADEUP e conta com sessões orientadas em função das características e necessidades dos utilizadores.

Os objetivos do programa passam pela promoção de estilos de vida saudáveis, através da aquisição de hábitos regulares de exercício físico, desenvolvendo capacidades motoras fundamentais e prevenindo/minimizando o impacto de comorbilidades associadas na saúde física e mental dos participantes.

Mais especificamente, pretende-se desenvolver a aptidão física (coordenação, equilíbrio, força e resistência) e a capacidade funcional, melhorar a autoestima, autoconceito e a motivação, intervir precocemente para evitar comorbilidades associadas (excesso de peso, diabetes, alterações posturais), promovendo a qualidade de vida dos participantes através do exercício físico.

Segundo Tânia Bastos, docente responsável pelo projeto, “com o MOVE-TE 21, a FADEUP procura cumprir com a sua missão social de criar oportunidades para que pessoas com Trissomia 21, um segmento da população potencialmente mais vulnerável no que se refere à sua saúde física e mental, sejam ativas e saudáveis.”

As sessões de exercício físico realizam-se na FADEUP e são dinamizadas por profissionais especializados na área da Atividade Física Adaptada.

Mais informações e inscrições no MOVE-TE 21 através dos endereços de email [email protected] e [email protected]