Duas conferências e cinco comunicações realizadas, duas grants e um prémio conquistados. Faz-se assim o balanço da participação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) no Congresso Anual da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI Hybrid Congress 2022), que decorreu entre os dias 1 e 3 de julho, em Praga, na República Checa.
Dedicado ao tema Common origins of allergy and chronic inflammatory diseases – the one health approach!, aquele que é o maior evento mundial na área da alergologia e imunologia clínica contou este ano com mais de 7000 participantes, incluindo cerca de duas centenas de investigadores portugueses.
Da participação doo investigadores do ISPUP, e em particular do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Alérgicas do ITR, há desde logo a destacar a conquista de duas travel grants, por Carla Martins e Mariana Farraia. Esta última venceu ainda o primeiro prémio na sessão de Flash Talks sobre Alergologia Molecular.
As duas investigadoras protagonizaram, de resto, duas das três Flash Talks que o ISPUP dinamizou no encontro anual da EAACI, subordinadas aos temas “Artificial Intelligence and Transfer Learning for Spirometry Quality Control in School Aged Children” (Carla Martins) e “Childhood grass pollen-related allergen components sensitization does not increase asthma risk at age of 10 – evidence from the Generation XXI birth cohort” (Mariana Farraia). A outra foi liderada pelo investigador João Cavaleiro Rufo e focou-se no trabalho “Eosinophilia is associated with low cognitive function in children: a G21 cohort study”.
A mais recente investigação produzida no ISPUP foi também o mote para duas conferências assinadas por Diana Silva (“Modulation of exercise induced immune response in sports”) e por Inês Paciência (“Green and blue spaces in the neighborhood – influence on atopy and allergy?”)
O EAACI Hybrid Congress 2022 , que teve como coordenador científico o também investigador do ISPUP André Moreira, coincidiu ainda com a nomeação dos novos corpos diretivos da EAACI.
A este nível, o destaque vai para a eleição de Inês Paciência e João Rufo para os cargos, respetivamente, de board member e chair dos grupos “One Health” e “Epidemiology” da EAACI para o biénio 2022-24. Já André Moreira foi eleito secretário da Secção de Asma da Academia e renomeado coordenador científico da reunião anual para os próximos dois anos.