São já “20 Anos a Servir” comunidades mais carenciadas através da promoção da integração social, da formação e da capacitação das pessoas. A organização não governamental GASPORTO, com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), celebra este ano o seu vigésimo aniversário este ano com o lançamento de iniciativas que reiteram o compromisso do projeto.

Com o intuito de reverter o valor angariado para atividades de voluntariado (missões em território nacional e na vila da Macia, em Moçambique), a associação promove já no próximo dia 9 de julho, pelas 1900h no Lycée Français International do Porto, um Churrasco Solidário repleto de iguarias, animação e jogos tradicionais.

Os bilhetes estão disponíveis em ticketline.pt e nos locais habituais e inclui duas bebidas e um caldo verde, com churrasco à descrição (incluindo opções vegetarianas). A entrada é gratuita para crianças até aos 5 anos de idade, inclusive.

Em paralelo, está a decorrer desde 1 de junho a campanha anual de angariação de novos Padrinhos de Leite do GASPORTO para o Centro de Reabilitação Nutricional em Macia (Moçambique). O Programa Pfuka U Famba, que significa “Levanta-te e Anda” na língua changana, funciona desde 2007 e tem por base o fornecimento diário de alimentação a bebés dos 0 aos 3 anos de idade, garantindo este apoio até à recuperação do estado nutricional do bebé.

Além do suprimento da necessidade imediata, o GASPORTO centra a sua intervenção na importância da formação e capacitação apropriadas dos cuidadores. Em 2021, apoiou 94 bebés, 81 cuidadores, distribuiu 6 229 latas de leite, 3 804 refeições de papas e sopas enriquecidas e deu 45 formações.

Chegar a quem mais precisa

Em Portugal, o GASPORTO desenvolve cinco projetos de voluntariado regular e projetos de intervenção social na área metropolitana do Porto, em colaboração com diferentes instituições.

A sua intervenção abrange crianças e jovens provenientes de contextos social e economicamente vulneráveis e em situação de acolhimento residencial, mães adolescentes, pessoas com diversidade funcional, pessoas idosas em situação de isolamento ou solidão e pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de exclusão social.

Desenvolve também, nos meses de verão, as colónias de férias de Lordelo do Ouro e Pasteleira, do Cerco e de Valongo e missões em diferentes regiões de Portugal – Seia, Mondim de Basto, Celorico de Basto, Vila Meã e Braga.

Em Moçambique, em Macia, o GASPORTO está presente em mais dois Programas de Cooperação para o Desenvolvimento: o CRESCER DE MÃOS DADAS – apadrinhamento de crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade, e o KUKULA – centro de educação e de desenvolvimento infantil.

Sobre o GAS PORTO

Fundado em 2002, o GASPORTO é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento guiada pelo lema “Estamos Juntos”. É constituído por cerca de 300 voluntários – jovens universitários e pessoas em atividade profissional – e atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação.

Em 2021, apoiou cerca de 1000 pessoas e superou as 10.500 horas de voluntariado. Tem como principal missão ser uma “Escola de Vida” vocacionada para a ajuda e para o desenvolvimento humano, contribuindo para um mundo melhor e com menos necessidades.