O projeto “Dar Palco à Saúde”, desenvolvido pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e pelo Instituto Piaget, em conjunto com as escolas do concelho de Almada, conquistou o terceiro lugar do EU Health Award 2021, na categoria de Prevenção do Cancro (instituições de ensino). Os vencedores deste prémio europeu de saúde nas áreas de prevenção do cancro e saúde mental foram revelados em Bruxelas, durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia.

Por norma, as ações convencionais de promoção da saúde têm pouca recetividade entre os jovens, enquanto as iniciativas baseadas em intervenções artísticas são mais apelativas à participação destes grupos.

Tirando partido desta realidade, “o projeto «Dar Palco à Saúde» usa de forma inovadora o teatro fórum para informar e capacitar os jovens sobre a prevenção do cancro”, explica Filipe Santos Silva, investigador da Unidade de Comunicação do i3S.

Através deste modelo, adianta o investigador, “abordamos vários temas, incluindo comportamentos de risco, e exploramos dinâmicas de discussão e intervenção com os espectadores. A peça chama a audiência a encontrar soluções, tornando-se um espaço de debate racional e aprendizagem de compromissos”.

Este método de intervenção, sublinha Filipe Santos Silva, “pretende melhorar não apenas a literacia em cancro, mas também promover o desenvolvimento social, emocional e criativo dos participantes”.

O projeto «Dar Palco à Saúde» já caracterizou perceções, conhecimentos e comportamentos relacionados com a prevenção do cancro de 719 jovens em nove escolas de Almada, estando agora a iniciar as intervenções de teatro-fórum dirigidas às necessidades identificadas.

O prémio atribuído ao i3S e ao Instituto Piaget, no valor de 12 mil euros, será integralmente aplicado na operacionalização do projeto “Dar Palco à Saúde”, disponibilizando-o para os cerca de dez mil alunos do ensino básico e secundário das escolas de Almada.

Sobre o EU Health Award

O Prémio de Saúde da União Europeia (EU Health Award) premiou este ano várias iniciativas levadas a cabo por organizações não governamentais e instituições de ensino que promovem a comunicação e a literacia em saúde sobre a prevenção do cancro entre crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos), bem como iniciativas comunitárias destinadas a aliviar o impacto da Covid-19 na saúde mental.

O objetivo destes prémios, instituídos pela Comissão Europeia, é sensibilizar para o papel vital que aquele tipo de entidades desempenha no reforço da democracia participativa e da cidadania ativa na saúde pública.

No total, foram apresentadas 110 candidaturas de 15 países da União Europeia, tendo a Comissão Europeia selecionado os vencedores com base nas iniciativas pré-selecionadas e avaliadas por um júri composto por elementos da Comissão e peritos externos.