As empresas SiliconGate, BIOFABICS, ambas com ligações à UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e o Instituto de Investigação e  Inovação em Saúde da U.Porto (i3S), lideram três dos quatro projetos de inovação e investigação nacionais distinguidos pelo programa Pathfinder Challenges — uma iniciativa do Conselho Europeu de Inovação —com um financiamento de 2.9 milhões de euros.

O projeto UPSIDE — terapia personalizada com ultrassom especializado para o tratamento da depressão — conta com a participação da SiliconGate,  Já a BIOFABICS, empresa graduada da UPTEC cujo CEO é um antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), integra o FUROID — um projeto que investiga a produção contínua de folículos capilares, pelos e lã artificial utilizando a tecnologia FUROID e HAROID.

O i3S integra por sua vez o projeto PhotoSyncH2 – Tecnologia fotossintética de focagem de eletrões para produção direta de biohidrogénio eficiente a partir de energia solar .

O Pathfinder Challenges é um instrumento de financiamento do Conselho Europeu de Inovação que visa desenvolver avanços em ciência e tecnologia e revolucionar campos de investigação e mercados através da realização de soluções tecnológicas inovadoras.

A edição deste ano contou com um total de 403 candidaturas, tendo sido selecionados para financiamento 39 projetos que exploram temas como a consciencialização (na área de Inteligência Artificial), ferramentas para medir e estimular a atividade no tecido cerebral, tecnologias emergentes em terapia celular e genética, novas rotas para a produção de hidrogénio verde ou a engenharia de materiais vivos.