O projeto 3MAPSTRACK – Monitorização inteligente de carga HAZMAT –, coordenado pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, desenvolveu uma plataforma inovadora de apoio à monitorização e controlo integrado das operações portuárias relativas à movimentação de veículos e de carga perigosa contentorizada.

A solução desenvolvida permitirá detetar mais rapidamente erros e falhas nas movimentações de carga, melhorar a segurança do porto na movimentação de cargas perigosas e, ainda, promover uma maior previsibilidade nas estratégias futuras de parqueamento de cargas de acordo com o plano global de segurança do porto.

De acordo com Lino Oliveira, investigador do INESC TEC e responsável pelo projeto, isto é possível através do “recurso a ferramentas automatizadas que analisam, processam e correlacionam a informação sensorial, com as imagens de vídeo capturadas nas câmaras de segurança e com a informação portuária eletrónica disponível”.

Em concreto, o resultado deste projeto é uma solução inteligente de software capaz de monitorizar, em tempo real, a movimentação de veículos e de carga perigosa contentorizada, desde a sua chegada, parqueamento e carga no navio (e vice-versa), à área de jurisdição de uma autoridade portuária. De referir que esta plataforma assenta em dois módulos: Digital Tracking e Digital Twin, que interagem quer com o sistema operacional do terminal, quer com o sistema de informação portuário eletrónico. “Esta solução inteligente ambiciona ser um ativo fundamental para a segurança portuária”, acrescenta o responsável.

No caso do INESC TEC, o papel no projeto focou-se essencialmente na investigação e desenvolvimento do módulo Digital Twin.  Um trabalho complementando com o da empresa 3Maps, que desenvolveu a infraestrutura de base, mecanismos de interoperabilidade e o Digital Tracking.

De referir que este projeto foi apresentado na última edição do Business2Sea, que decorreu em novembro de 2021, evento orientado para o fomento das relações entre poderes públicos, empresas, universidades e centros de I&D e associações, nacionais e estrangeiras, com atividade em diferentes domínios da economia do Mar.

O projeto 3MAPSTRACK, com um financiamento de cerca de 380 mil euros, teve início em janeiro de 2020 e terminou em dezembro de 2021.