Francisco Pêgo, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) para o mandato de 2022.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da ANEM decorreu no passado dia 20 de dezembro, na Aula Magna da FMUP. A cerimónia contou com as presenças de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, Henrique Cyrne Carvalho, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, António Sarmento, em representação do bastonário da Ordem dos Médicos, e de Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos.

Liderando uma equipa constituída por 17 jovens universitários das diferentes escolas médicas do país, Francisco Pêgo afirmou partir para este novo desafio “confiante por este grupo aqui reunido, que já demonstrou não desmotivar perante as adversidades”.

No discurso de tomada de posse, o estudante da FMUP lembrou o “enorme potencial” que uma estrutura estudantil como a ANEM carrega em si, o que motiva a nova direção a “exponenciar novos e renovados desafios”.

Realçando também o papel desempenhado por cada associação e núcleo de estudantes “no trabalho para levar o seu melhor impacto um pouco mais longe”, Francisco Pêgo não quis deixar de agradecer a todos os que têm trabalhado em conjunto com a ANEM “na defesa dos interesses dos estudantes e da profissão médica”.

“Os estudantes de medicina são capazes de uma entrega voluntária que, acreditamos, é capaz de mudar o mundo”, concluiu assim o novo presidente eleito.

Atualmente no 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP, Francisco Pêgo sucede no cargo a Catarina Dourado, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.