Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)Manuel Heitor, visitou esta sexta-feira a Universidade do Porto, numa iniciativa que teve como objetivo assinalar o arranque presencial do novo ano letivo no Ensino Superior em Portugal.

A visita teve início ao início da manhã, na Faculdade de Desporto (FADEUP), onde Manuel Heitor teve a oportunidade de assistir a várias aulas práticas de andebol, futebol e voleibol, tendo ainda passado pela piscina e pelos pavilhões de ginástica da faculdade e pelas instalações do Labiomep.

A comitiva seguiu depois para a Faculdade de Economia (FEP), onde o Ministro interagiu com estudantes das licenciaturas em Economia e Gestão.

No final da visita, Manuel Heitor congratulou o “regresso 100% à normalidade” do ensino presencial às instituições de Ensino Superior e, em particular, à U.Porto. “Ficou bem clara a mobilização que a Universidade conseguiu para trazer de volta os seus estudantes (…) e garantir um ensino presencial que é crítico no processos de ensino de aprendizagem”, realçou o Ministro, dando como exemplo “as caras dos estudantes, tão alegres por estarem nas aulas!”.

Já o Reitor da U.Porto lembrou que a instituição se preparou para “um arranque totalmente presencial” e mostrou-se “convencido que ao longo do primeiro semestre e, certamente a partir do segundo semestre, tudo funcionará de forma presencial”.

António de Sousa Pereira reconheceu, contudo, que poderá haver “pequenas exceções que resultam de um processo de aprendizagem que tivemos ao longo do último ano e meio”. Nesse sentido, “há circunstancias em que o ensino a distância continuará a acontecer, mas já não por causa da pandemia, mas porque se considera que nalgumas áreas, o ensino a distancia oferece vantagens sobre o presencial”.

Este conjunto de visitas do MCTES assume particular relevância num ano marcado pelo forte aumento no número de estudantes colocados – mais de 49 mil, a que corresponde uma subida de 18% face ao ano anterior – na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2021/2022.

Só na Universidade do Porto, foram colocados 4748 candidatos nas 52 licenciaturas e mestrados integrados da instituição. Isto num ano em que a U.Porto voltou a dominar o topo da tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior no país.