Uma solução de upcycling de resíduos eletrónicos em fim de vida, um marketplace para produtos hortofrutícolas frescos orientado ao impacto social e um projeto de promoção da compostagem doméstica e comunitária. Estas são as três ideias vencedoras da final Nacional do ClimateLaunchpad e que vão agora representar Portugal na final europeia da maior competição de ideias cleantech do mundo, coorganizada no nosso país pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

O projeto Recycle Geeks pretende dar uma nova vida aos resíduos eletrónicos, através da reparação, revenda e doação de parte do valor a uma instituição de solidariedade social. Para além da recuperação de computadores danificados, o projeto vai ensinar a reparar e melhorar computadores, através da partilha de tutoriais sobre reciclagem e reparação.

Já o FHLUD, um dos vencedores do ClimateLaunchpad Portugal, é um marketplace para produtos hortofrutícolas frescos, com entregas ao domicílio e orientado ao impacto social, onde produtores e consumidores podem comprar, vender e doar alimentos de origem local.

Mudatuga é uma startup de educação ambiental para promoção da compostagem doméstica e comunitária. Em 2020, transformaram mais de 2 mil pessoas em ninjas de compostagem. Atualmente, estão a criar a própria caixa de bokashi – adubo orgânico – para democratizar o tratamento de bio resíduos, independentemente do espaço disponível.

Um prémio apetecível

Para além da oportunidade de representar Portugal na Final Europeia, marcada para setembro, os três vencedores da Final Nacional terão também acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros – Região Norte e, ainda, a 1000 euros da Grosvenor Investments para formação e capacitação nas áreas de impacto, sustentabilidade ou marketing.

Os vencedores vão ainda visitar a fábrica da Soja de Portugal e conhecer o modelo de economia circular da empresa.

Em avaliação pelo júri do concurso estiveram mais sete ideias que pretendem reduzir o impacto ambiental.

Em Portugal, o ClimateLaunchpad é organizado pela UPTEC, LIPORPacto Português para os Plásticos e Smart Waste Portugal. Nas cinco edições anteriores, a iniciativa já apoiou 64 equipas/ideias que pretendem reduzir o impacto ambiental.

Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.