O Orfeão Universitário do Porto irá realizar o 78.º Sarau Anual já no próximo sábado, dia 3 de julho, às 18h00. A grande festa do Orfeão acontece no Auditório do Círculo Católico de Operários do Porto.

O Sarau Anual é um espetáculo onde se apresenta, à academia e à cidade, a ampla variedade cultural e etnográfica que é cultivada e promovida no seio do Orfeão Universitário.

Desta forma, subirão ao palco o Coro clássico (que interpreta exclusivamente música portuguesa), as Danças e Cantares Etnográficos, os Cantares de Maçadeiras (é ao ritmo da maça e da foice que as mulheres do interior do país trabalham o linho e a terra) e o Cante Alentejano (a voz rouca, forte e convicta que se ergue no silêncio e introduz um tema, uma ideia ou um sentimento).

Neste sarau, não vão também faltar os Pauliteiros e Pauliteiras de Miranda (com uma das danças portuguesas menos conhecidas – a Dança dos Palos – original de Miranda do Douro), os Jograis, o Fado de Lisboa, o Fado Académico (cujas primeiras manifestações nos levam até ao início do século XX), a Tuna Feminina e a Tuna Universitária do Porto (cuja criação remonta ao século XIX).

Os bilhetes para o 78.º Sarau Anual podem ser adquiridos na sede do Orfeão (Rua dos Bragas) ou reservados através do e-mail [email protected].

Mais de 200 estudantes a “dar música” na Universidade do Porto

O Orfeão Universitário do Porto é constituído por cerca de 200 estudantes que se dedicam à divulgação da cultura portuguesa nas suas mais diversas vertentes (coral, etnográfica e académica).

Fundado em março de 1912, por um grupo de estudantes conscientes da necessidade de completar a ação formativa, o Orfeão tornou-se o primeiro organismo de cariz extracurricular da Universidade do Porto a reunir estudantes de todas as Faculdades.

O Orfeão Universitário do Porto comemorou, em 2012, um século de existência.