Os pescadores que partirem para a faina na noite de 7 de junho, a partir do porto da Póvoa do Varzim, vão levar consigo uma missão especial. A bordo seguirão vários sacos com os quais farão a recolha voluntária de lixo marinho recolhido nas redes, bem como do lixo produzido pela embarcação. A iniciativa insere-se no “Clean Ocean Day”, organizado pela Associação Pró – Maior Segurança Dos Homens Do Mar, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP, no âmbito do projeto NetTag.

Inserido nas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o “Clean Ocean Day” é um evento inspirado no conceito de “Fishing for Litter” mas, ao contrário do conceito original, tem como principal objetivo reunir, quantificar e classificar o lixo produzido a bordo e o lixo marinho recolhido nas redes, durante um dia de pesca normal.

Os principais benefícios associados a estas ações de recolha de lixo incluem a redução do lixo marinho e os impactos ambientais negativos correspondentes, e a publicidade positiva para os pescadores. Ao mesmo tempo, pretende-se alertar e sensibilizar a comunidade para o impacto ambiental do lixo marinho.

Esta é a primeira vez que um evento deste tipo é implementado em Portugal e conta com a participação  de dezenas de pescadores que diariamente detetam lixo marinho nas suas redes.

Como decorre o evento?

Cada embarcação de pescadores que sairá como habitualmente do Porto da Póvoa do Varzim no fim do dia 7 de junho levará consigo sacos resistentes chamados “big bags” com os quais os pescadores farão a recolha voluntária de lixo marinho recolhido nas redes durante a sua atividade de pesca habitual e ainda do lixo produzido pela embarcação. Estes sacos, feitos de polipropileno têm capacidades entre 500 e 1250kg e poderão ser reutilizados pelas embarcações em acções posteriores ao evento.

Na madrugada do dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, todos os sacos da recolha de lixo serão trazidos pelas embarcações no regresso ao Porto da Póvoa. À sua espera estará uma equipa de investigadores do CIIMAR-UP, que iniciará então a quantificação e classificação do lixo recolhido, sem que nenhum item seja perdido ou descartado durante todo o processo.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim e da DocaPesca.

O que acontece depois?

Os dados recolhidos serão posteriormente integrados em bases de dados internacionais de lixo marinho que permitirão mais estudos de investigação e ainda clarificar e desmistificar as verdadeiras diferenças entre o lixo recolhido pelas redes e o lixo produzido pelas embarcações.

O projeto NetTag – “Tagging fishing gears and enhancing on board best-practices to promote waste free fisheries” conta com uma importante componente de comunicação. Dela destaca-se a realização de ações de sensibilização de pescadores através de associações como a Associação Pró – Maior Segurança Dos Homens Do Mar, um grupo de cidadãos empenhados na recolha voluntária do lixo marinho à deriva nos oceanos.