Qual foi o impacto da pandemia de COVID-19 nos cuidados prestados aos doentes com asma, em Portugal? Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, liderado por João Fonseca, quer responder a esta e a outras perguntas, através de um estudo que já está a decorrer.
Através de um inquérito online, a equipa pretende perceber as consequências da pandemia em aspetos como o acompanhamento médico habitual e a experiência na utilização de meios digitais nas consultas de seguimento da asma.
“A pandemia COVID-19 veio desafiar o normal funcionamento dos serviços de saúde. As consultas habitualmente presenciais foram substituídas por consultas à distância (por exemplo, por consultas telefónicas e/ou vídeoconsultas”, explicam os investigadores.
Para estes especialistas, “é importante compreender a aplicabilidade de diferentes metodologias de telemedicina no seguimento dos doentes com asma e os seus níveis de satisfação com a utilização destes meios digitais em contexto de pandemia”.
O inquérito destina-se a pessoas com asma, com idade igual ou superior a 14 anos, residentes em Portugal. O tempo estimado para o seu preenchimento é de 10 minutos. As respostas são anónimas e os dados serão tratados e analisados exclusivamente no âmbito desta investigação.
O questionário pode ser acedido aqui.