O projecto “CONTRAST: Rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia” (CONTRAST AADF), liderado pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade da Universidade do Porto (FAUP), em parceria com a ESMAD-uniMAD e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ads), sediado na Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP),  foi um dos selecionados para apoio financeiro ao abrigo do concurso de apoio a projectos criação e edição da Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Coordenado pelo docente da FAUP, Pedro Leão Neto, o CONTRAST AADF apresenta-se como um projeto de dinamização cultural interdisciplinar e foca-se na criação de uma rede de iniciativas artísticas e reflexão crítica. O objetivo passa por fomentar a reflexão e incentivar o debate sobre temas transversais à Arte, Arquitectura e Design através do mundo da Criação, do Editorial, e do Ensino da Fotografia em diversas áreas disciplinares, reforçando a oferta artística e editorial, o acesso e participação nas artes.

Do projeto resultou já o lançamento de uma publicação – intitulada “Contrast: A fotografia no ensino superior” – sobre o ensino da Fotografia no contexto do ensino superior. A obra reúne um conjunto diversificado de textos de análise crítica e reflexão sobre projetos fotográficos realizados nos domínios do ensino e investigação.

O livro conta igualmente com exemplos representativos das principais instituições portuguesas ligadas ao ensino da Fotografia. Pretende-se desde modo dar a conhecer e a entender melhor os diferentes sistemas e objetivos educacionais desta área, bem como os seus resultados.

Para além da FAUP e da FBAUP, o CONTRAST AADF inclui mais sete escolas de ensino artístico nacionais. A estas juntam-se ainda a Liverpool School of Architecture (LSA), o Zaragosa Unidad Predepartamental de Arquitectura da Universidade de Zaragoza (UNIZAR) e a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC).

O livro “Contrast: A fotografia no ensino superior” foi a primeira publicação lançada no âmbito do projeto. (Foto: DR)