Nasceu em Coimbra há 19 anos, mas a busca pela melhor “qualidade de ensino” e a “curiosidade de sair de casa” facilitaram a escolha de Ana Lucas na hora de ingressar no ensino superior. Destino: a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), onde frequenta atualmente o 2.º ano da licenciatura em Ciências da Nutrição.

Sobre o primeiro ano na faculdade, o balanço não podia ser melhor. “Sinto que cresci muito! Gostei também de perceber o contacto que existe entre docentes e estudantes porque tinha uma ideia completamente contrária”, confessa.

Mas a aprendizagem não se ficou por aí. Com uma média de 18,79 valores no 1.º ano da licenciatura, Ana Lucas conquistou um lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma distinção que “serve para ver o trabalho que tive reconhecido” e que “motiva-me para continuar”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Já tinha ouvido falar muito bem da FCNAUP e da U.Porto em si e por isso a minha dúvida foi entre o politécnico de coimbra e a FCNAUP, no entanto, quando comecei a pesquisar mais, percebi a qualidade de ensino que a FCNAUP tinha para me oferecer e não foi uma escolha muito difícil! Para além disso, tinha também muita vontade e curiosidade de sair de casa e ir viver com outras pessoas.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Adorei tudo o que aprendi na faculdade e, pelo facto de estar deslocada, sinto que cresci muito neste ano. Gostei também de perceber a preocupação que os professores têm pelos alunos e o contacto que existe entre docentes e estudantes porque tinha uma ideia completamente contrária.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

A única coisa que me salta à vista é a carga de trabalhos/frequências que temos, que por vezes não são muito bem conciliados entre as diferentes cadeiras e acabam por nos deixar demasiado sobrecarregados e com muito stress. Do ponto de vista do lazer, gostava muito que houvesse uma equipa de vólei!

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

De certa forma, serve para ver o trabalho que tive reconhecido e isso é muito bom e motiva-me para continuar.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Não costumo pensar nisso, quero ir para onde a vida me levar e me apetecer na altura, mas neste momento interesso-me mais pela área da investigação e gostava também de vir a tirar outro curso, mais para o lado da física ou matemática.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Recompensadora.