O projeto FotoInMotion (FiM), no qual participa o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi distinguido pela iniciativa European Commission’s Innovation Radar, enquanto projeto inovador de alto potencial dentro da União Europeia.

No panorama atual de produção de conteúdos multimédia de forma massiva, este projeto, direcionado para o fotojornalismo, moda e festivais, mas que pode ser adaptado a outros cenários de aplicação, desenvolveu um conjunto de processos e ferramentas que permitem, de forma automática e inteligente, transformar uma única fotografia num vídeo de alta qualidade, com efeitos dinâmicos de storytelling e branding.

A ferramenta pode ser utilizada em desktop e mobile, permitindo aos profissionais do audiovisual e ao público criativo em geral, partindo de conteúdo estático (fotografia), produzir um clip de vídeo capaz de contar uma história adequada ao contexto em que a imagem foi capturada.

Esta ferramenta recorre a técnicas de visão por computador e inteligência artificial, com vista a transformar uma simples fotografia num clip de vídeo sensível ao contexto de aquisição, ao conteúdo da fotografia e ao cenário de aplicação.

Trabalho do INESC TEC em destaque

A European Commission’s Innovation Radar é uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue projetos financiados pela UE. No caso do FotoInMotion , a distinção abrange particularmente a tarefa e resultados do projeto que estão sob responsabilidade da equipa de investigadores do INESC TEC.

Em concreto, o trabalho desenvolvido na Universidade do Porto permitiu criar diversos tipos de metadados relevantes ao processo criativo, integrando diversas abordagens e conceitos, ou seja, a solução desenvolvida pelo INESC TEC gera informação que permite criar animações automáticas de forma inteligente, através de movimentos (zoom in/out, pan/tilt) e efeitos (filtros, efeitos 3D) que se adaptam ao conteúdo e contexto da fotografia em questão.

Com o mote “Repurposing and enriching images for immersive storytelling through smart digital tools”, o projeto FotoInMotion teve início em janeiro de 2018 e termina em dezembro deste ano.

O projeto está integrado no programa comunitário Horizonte 2020.