A arquiteta paisagista Teresa Andresen, antiga Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é a vencedora da primeira edição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e a Paisagem, destinado a uma personalidade que se tenha destacado pela sua “intervenção relevante e com impacto na interface entre a sustentabilidade ambiental e da paisagem urbana em Portugal”.

Formada em engenharia agrónoma e arquitetura paisagista, com doutoramento  em Ciência Aplicadas ao Ambiente, Teresa Andresen é a fundadora do curso de Arquitectura Paisagista na FCUP, instituição onde lecionou entre 2002 e 2014. Da sua ligação à Universidade destaca-se ainda a passagem pela direção do Jardim Botânico do Porto, cargo que desempenhou ao longo de quase uma década.

Atualmente, Teresa Andresen é presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos e membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo anteriormente dirigido o Instituto da Conservação da Natureza (1996-1998), o Parque da Fundação de Serralves (2007-2009) e o Jardim Botânico do Porto (2007-2014).

Foi também membro do Conselho Científico da Agência Europeia de Ambiente, de 2002 a 2008, tendo participado na elaboração da candidatura da Região Demarcada do Douro a Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em 2019 foi uma das responsáveis pela candidatura do Santuário do Bom Jesus em Braga a Património Mundial do UNESCO

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e a Paisagem vai ser entregue no próximo dia 10 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sobre o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

Este galardão, que consiste num troféu em forma de árvore da autoria do escultor Luís Cruz, é uma iniciativa do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Causa Real, da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas. A distinção, que terá uma periodicidade anual, foi criada em homenagem ao arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, de 97 anos.