A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está envolvida na organização da primeira Reunião Plenária da Comissão Técnica (TC) 190 da ISO (International Organization for Standardization) em Portugal.  O evento arrancou esta terça-feira, na Universidade de Aveiro e, durante quatro dias (até 18 de outubro), terá como foco o desenvolvimento de trabalho normativo sobre a qualidade do solo.

A Reunião Plenária anual da ISO/TC 190 tem decorrido em diferentes países mundiais e está estruturada em diferentes subcomissões e grupos de trabalho. Estes, por sua vez, são constituídos por peritos nacionais e internacionais que representam as suas entidades de padronização nacionais (ex: IPQ, AFNOR, DIN), instituições académicas (ex:, universidades de Aveiro, Coimbra e Porto), bem como outras entidades/instituições governamentais (ex: INRA, Governo do Canadá) e não governamentais.

As normas desenvolvidas vêm suprir necessidades de harmonização de procedimentos para avaliar a qualidade de solos in situ e potenciais impactos de resíduos ou materiais sólidos, tanto os produzidos por diferentes setores industriais como os derivados de fenómenos naturais. As áreas de atuação específicas residem na caracterização físico-química e biológica do solo, assim como na avaliação de impacto, alterações climáticas e gestão de dados associado a este compartimento e a materiais sólidos.

Estas normas da ISO/TC 190 têm assumido uma grande mais-valia no contexto internacional quer do ponto de vista económico-social, como ambiental, especialmente porque são dedicadas a um compartimento ambiental (o terrestre) e resíduos/materiais sólidos, os quais ainda carecem de ações regulamentares, com vista à monitorização, proteção e conservação ambiental.

Em Portugal, a instituição que transpõe estas normas publicadas pela ISO para o contexto nacional é o Instituto Português da Qualidade (IPQ), o qual cooperou na realização deste evento. cuja organização está a ser coordenada por Catarina R. Marques [perita nacional e Coordenadora dos peritos nacionais IPQ na ISO/TC 190; Investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM); Departamento de Biologia da UA] em colaboração com os Peritos nacionais IPQ Anabela Cachada [Investigadora, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), FCUP], Ruth Pereira (Professora do Departamento de Biologia da FCUP e Coordenadora do Centro de Investigação GreenUPorto) e Tiago Natal da Luz (Investigador, Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra).

Para a concretização do evento contribuíram também diversas entidades públicas e privadas, que atuaram como mecenas através de donativos monetários, ou sob a forma de serviços, recursos ou produtos.