Todos os anos, a Universidade do Porto edita dezenas de livros que dão a conhecer o trabalho realizado por docentes e investigadores da instituição. Mas que motivações e pensamento se escondem por detrás dessas obras? São essas questões que são respondidas, na primeira pessoa, no podcast “Autores U.Porto”, já disponível no Notícias U.Porto.
A primeira temporada do podcast parte de um conjunto de entrevistas com os autores de seis obras editadas recentemente pelas U.Porto Edições. O resultado são seis episódios, a publicar semanalmente, todas as sextas-feiras, cada um dos quais consistindo “numa conversa onde as palavras nos guiam pelas folhas de cada livro, ajudando-nos desvendar ainda o pensamento de quem os escreve”.
O primeiro episódio foi lançado no passado dia 13 de setembro, e propõe uma viagem até a’“O Bairro da Tabela Periódica”, na companhia de Manuel João Monte, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).
O segundo episódio vai para o ar a 20 de setembro e será dedicado aos “100 Anos de Relatividade Geral”, da autoria de José Carlos Santos e João Nuno Tavares, ambos investigadores do Centro de Matemática da U.Porto. À semelhança do que aconteceu com o primeiro episódio, o lançamento deste podcast vai coincidir com uma sessão de autógrafos dos autores, a decorrer no dia 21 de setembro, no stand da U.Porto na Feira do Livro do Porto 2019.
Os restantes episódios irão para o ar até final de outubro, e têm como protagonistas os autores / livros: Rui Vaz / “Traumatismos Crânio-Encefálicos Questões Essenciais na prática clínica” (27 de setembro); João Carlos Gonçalves Serafim / “Dom João de Castro. Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra, Sapateiro de Trancoso” (4 de outubro); Pedro Guedes de Oliveira e Dinis Magalhães Santos / “Eletrónica – Uma Visão de Projeto” (11 de outubro); e Jorge Mota / “Um pouco mais de Luz. Explicando o eletrochoque” (18 de outubro).
Os podcasts da U.Porto estão disponíveis aqui.