Jorge Mota defende que os eletrochoques não merecem ser alvo da má fama que tiveram por vida da sua indiscriminada aplicação. (Foto: DR)

Vai ser apresentado nos próximos dias 9 e 11 de julho o livro ‘Um pouco mais de luz. Explicando o eletrochoque”, título do mais recente lançamento da U.Porto Edições, da autoria de Jorge Mota, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos (Porto).

Neste livro são descritos e explicados os principais conceitos da técnica de eletroconvulsoterapia (ETC), assim como os resultados obtidos no tratamento de doenças como depressões severas, manias, psicoses esquizofrénicas e catatonias. Para além disso, o autor defende a utilização dos eletrochoques, desde que aplicados com adequado critério, isto é, com o consentimento e devida explicação aos utentes, em equipamento certificado e por especialistas experientes.

Capa de “Um pouco mais de luz. Explicando o eletrochoque”.

A apresentação do livro vai dividir-se em duas sessões: no dia 9 de julho, pelas 18h00, terá lugar na Ordem dos Médicos – Secção Regional do Norte (Sala Braga), que contará com a apresentação de João Luís Freitas, Coordenador da Unidade de Psiquiatria e Psicologia Forense e Diretor do Internato Médico do Hospital de Magalhães Lemos; e no dia 11 de julho, na FNAC do Norteshopping, às 19h00, com a presença de António Leuschner, médico psiquiatra e Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental.

A entrada é gratuita em ambas as sessões.

Sobre o autor

Jorge Mota é psiquiatra do Hospital Magalhães Lemos, no Porto, especialista na eletroconvulsoterapia (ECT), unidade pela qual é responsável. Formado em Medicina pelo ICBAS, foi monitor de Semiologia Médica e é professor de aulas teórico-práticas no Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS.