São 10 projetos de inovação pedagógica desenvolvidos na Universidade do Porto e acabam de ser selecionados para receber um apoio financeiro a ser aplicado no desenvolvimento de atividades que promovam a melhoria do ensino e aprendizagem. A terceira edição do concurso “Projetos de Inovação Pedagógica” destina-se a promover, com um suporte financeiro de 15 mil euros, a melhoria dos modelos educativos aplicados no ensino e aprendizagem na U.Porto.
Os projetos distinguidos este ano são:
– A Relevância dos Princípios do Learning Analytics no Ensino da Fisiologia em Articulação com a Prática Médica no Século XXI – O Desafio da Integração de Flashcards na Educação Médica, de Joaquim Adelino Leite Moreira, Paulo Manuel de Castro Chaves, Ricardo José Lopes, Bruno Tiago Guimarães, Diogo Santos Ferreira e Francisco Pereira Gonçalves (FMUP);
– Auscultação digital no ensino e treino de competências clínicas, de Elisabete de Oliveira Bernardes e José Gerardo de Oliveira (FMUP)
– Blogue de Desenho da FAUP de apoio pedagógico, de José Manuel Barbosa, José Maria Lopes, Vitor Silva, Armando Ferraz, Luís Lima, Marco Mendes e Nuno Sousa (FAUP);
– CELL-ACTIVE LEARNING: Aprendizagem Ativa em Turmas Teóricas Grandes numa UC de Biologia do 1.º ano, de Maria da Conceição Vieira dos Santos e Mariana Sottomayor Pereira (FCUP);
– MicroMundo@Uporto: um projeto pedagógico de aprendizagem-serviço para educação em Microbiologia, de Luísa Maria Vieira Peixe e Carla Alexandra Oliveira e Silva (FFUP) e Patrícia Sofia Carneiro Antunes (FCNAUP);
– Mudar a avaliação para mudar a aprendizagem: método de avaliação das aprendizagens via e-portfólio, de Alfredo Augusto Soeiro, João Pedro Pêgo e Ana Freitas (FEUP);
– Neuroscience 2.0 – a journey within and beyond the brain, de Jorge Ascenção Oliveira (FFUP);
– RM_EXPERIENCE – Conceitos Básicos explicados através da experimentação, de Castorina da Silva Vieira (FEUP);
– Revista elingUP: uma aprendizagem baseada em projeto, de Purificação Silvano e António Leal (FLUP);
– VITRINE, de Noémia Herdade Gomes, Carlos Machado e Moura e Rui Neto (FAUP).;
Estes projetos foram também selecionados para serem apresentados, publicamente, no próximo Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica, que se realiza no dia 7 de fevereiro. As candidaturas foram apresentadas por docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.
Inserido no Programa “Promover a Excelência Pedagógica”, o concurso visa promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da U.Porto, através do financiamento de aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações que contribuam para a inovação do quadro pedagógico da instituição.
O júri foi constituído por João Veloso, Pró-Reitor da U.Porto, pelos docentes Amélia Lopes (FPCEUP), Augusto Sousa (FEUP), Fátima Outeirinho (FLUP), Maria do Rosário Pinto (FCUP), Laura Ribeiro (FMUP), Sofia Castro Gothen (FEP) e por Diogo Pimenta, representante dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto.