Entre 22 e 25 de fevereiro, é sobre Física que se vai falar na cidade do Porto. O pretexto é a 20.ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF), evento que, durante quatro dias, vai reunir 180 estudantes e profissionais à Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) para partilhar emexperiências e darem a conhecer os projetos científicos.
Organizado pela Physis – Associação Portuguesa de Estudantes de Física, desde 1998, ENEF é composto por um conjunto de sessões, apresentações de posters, workshops, visitas a empresas e debates. Os participantes na edição deste ano terão oportunidade de visitar os institutos e centros de investigação associados ao Departamento de Física e Astronomia da FCUP e aproveitar o momento para uma visita à cidade do Porto. O programa completo pode ser consultado aqui.
Dos oradores convidados que vão passar pela FCUP, o destaque vai para John Ellis, professor no King’s College London e membro do CERN, The European Organisation for Nuclear Research, reconhecido, em todo o mundo, pelos contributos para a Física de partículas, dos quais são exemplo os Penguin Diagrams.
Entre os oradores convidados estão também o astrofísico Vítor Cardoso, professor no Instituto Superior Técnico (IST), e vencedor de duas European Research Council Grants, Paulo Freitas, Diretor Geral do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e Bruno Soares, CEO da Coimbra Genomics. No ano em que assinala 20 anos, o ENEF está focado, nesta edição, na ligação da física ao mundo empresarial. Estão, por isso, organizadas visitas à ATEP – Amkor Technologies Europe Portugal (antiga Nanium e ex-Qimonda), CeNTI, HBMFiberSensing, IPO, LIPOR e Bosch.
O ENEF 2018 é organizado pelo PhysikUP, Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em parceria com o Departamento de Física e Astronomia da FCUP, o IFIMUP – Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, o Centro de Física do Porto e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O evento conta também com o apoio da Sociedade Portuguesa de Física, da Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da ATEP – Amkor Technologies Europe Portugal, do INESC-TEC, da SOPORVAC – Sociedade Portuguesa do Vácuo e da Mercurius Health.
Formado por um grupo de estudantes em 2017, o PhysikUP organiza visitas a escolas, empresas e centros de investigação, sessões com professores e alunos, olimpíadas de física, entre outras iniciativas.