No seguimento dos eventos evocativos de personalidades eméritas da instituição realizados ao longo da última década, a Universidade do Porto vai homenagear, até final do ano, o jurista, professor e cofundador da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), Jorge Ribeiro de Faria.
Com esta iniciativa, a U.Porto – através da Reitoria e da Faculdade de Direito (FDUP) – pretende reconhecer um nome incontornável do estudo e da investigação em Direito em Portugal. Tudo isto através de um programa de iniciativas abertas à comunidade, que pretende ser a “celebração da vida e obra de uma figura maior da Academia portuguesa”.
Licenciado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jorge Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008) iniciou o seu percurso enquanto professor na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas enquanto Professor-Coordenador do grupo de Direito. Mais tarde, em 1994, integrou a Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), onde integrou o Conselho Científico, e onde foi nomeado o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome. Pelo contributo de relevância que prestou à Universidade foi reconhecido com o título de Professor Emérito da U.Porto em 2005.
No entanto, o seu trabalho foi relevante, não só para a Universidade do Porto, como também para o avanço do ensino universitário do Direito em Portugal, para o qual contribuiu como membro dos Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde lecionou. Jurista de mérito, deixou uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.
A sessão de abertura do ciclo comemorativo da vida e obra de Jorge Ribeiro de Faria – Figura Eminente da Universidade do Porto 2016, vai ter lugar próximo dia 19 de maio, quinta-feira, pelas 18h00, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto. O evento vai incluir uma conferência do atual Provedor de Justiça, José de Faria Costa, Provedor da Justiça, seguida da exposição “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia”.
Após este momento inaugural, o ciclo vai prolongar-se até final do ano com vários momentos em que se procurará celebrar as várias facetas do homenageado, a decorrer em várias faculdades da da U.Porto. Assim, na Faculdade de Direito terão lugar três sessões: “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Obrigacionista” (17 de junho), “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Penalista” (10 de outubro) e “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Académico e como Homem de Cultura” (em data a definir). Também a Faculdade de Economia acolherá um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” (30 de novembro).
Para além das conferências, haverá também espaço para a música. Passa por aí a proposta da Faculdade de Engenharia, cujo auditório recebe já no dia 31 de maio, pelas 21h30, um concerto a cargo da Orquestra Clássica da FEUP.
O ciclo comemorativo conclui-se com uma sessão de encerramento, a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, no dia 14 de dezembro.