
O céu sobre o Monte Falperras, em Mourão, na região do lago Alqueva, zona pertencente à Reserva Dark Sky Alqueva. (Foto: Miguel Claro)
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, da Universidade do Porto, em colaboração com o astrofotógrafo Miguel Claro, apresentam a partir do próximo sábado, 18 de janeiro, a exposição de astrofotografia “O Céu Visto da Terra“.
Esta exposição junta 26 das melhores astrofotografias de “skyscapes” (paisagens astronómicas), conceito que visa a união entre os elementos “Céu e Terra” valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, obtidas pelo astrofotógrafo Miguel Claro.
“Estando num ponto privilegiado do sistema solar, o planeta Terra tem as propriedades necessárias não só para receber e gerar vida inteligente, como para ser uma janela aberta à grandiosidade que recheia de beleza e ciência o Universo que nos rodeia e apaixona. Esta exposição foi produzida a partir desse palco espacial em que todos nós habitamos e participamos ativamente, numa união entre o Céu e a Terra, numa simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica, ‘beleza, ciência e arte’ caminharam de mãos juntas”, apresenta o autor.
A cerimónia de inauguração está agendada para as 17h00 e inclui uma visita guiada à exposição por Miguel Claro, uma palestra seguida de conversa com o público e a apresentação do livro “AstroFotografia: Imagens à luz das estrelas“.
“O Céu Visto da Terra” estará patente no Planetário do Porto até ao dia 10 de maio de 2014, e tem entrada gratuita.
Mais informações disponíveis aqui.