Alumna do ICBAS, Mariana Maciel exerce medicina veterinária em França desde 2014. (Foto: DR)

O orgulho de ser antigo estudante da U.Porto vai fazer-se sentir em Paris. No próximo dia 19 de outubro, terá ali lugar o primeiro encontro dos antigos estudantes (Alumni) da U.Porto residentes na capital francesa, promovido pela Embaixadora Alumni da U.Porto em Paris, Mariana Maciel.

A diversidade e o orgulho prometem ser a nota dominante deste 1º Encontro Alumni U.Porto, que contará com a presença do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira. Este jantar convívio irá igualmente contar com a participação de uma delegação institucional da U.Porto, encabeçada pelo Reitor, António de Sousa Pereira, e pelo Vice-Reitor responsável pelo Gabinete de Apoio aos Antigos Estudantes da U.Porto, Hélder Vasconcelos.

Considerando este evento como uma “peça fundamental na política de relações externas da U.Porto com os seus antigos estudantes a residir no estrangeiro”, Hélder Vasconcelos realça mesmo que “é essencial um envolvimento alargado destes Alumni com a U.Porto”, na medida em que “proporciona uma importante fonte de conhecimento para os atuais estudantes da U.Porto e ensinamentos muito úteis para os que ponderam desempenhar a sua atividade profissional fora do país”.

Foi precisamente esse o caso de Mariana Maciel, que se mudou para França em 2014, pouco depois de terminar o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Nas memórias ficaram os “6 anos de muito trabalho no ICBAS, mas recordados com muito carinho”. Já quanto ao regresso a Portugal, esta portuense de gema lembra que “tudo é possível e há que agarrar os obstáculos, transformá-los em desafios e disfrutar da oportunidade de se poder moldar a vida!”

O encontro está marcado para as 19h30, no restaurante Le Saint Martin, em pleno coração de Paris.

Tal como em outros encontros internacionais, a mobilização para este 1º Encontro Alumni U.Porto em Paris está a ser auxiliada através do grupo “U.Porto Alumni em Paris” no Linkedin. Nesta rede social, os antigos estudantes da U.Porto que residem nesta região podem obter mais informações e efetuar a sua inscrição (até 15 de outubro) no evento.

Este evento insere-se no programa Embaixadores U.Porto Alumni, coordenado pela Vice-Reitoria responsável pelo Gabinete de Apoio aos Antigos Estudantes da U.Porto. Um programa que “representa uma fonte privilegiada de obtenção de informação para os órgãos de gestão da U.Porto e promove”, segundo Hélder Vasconcelos, “a intensificação da partilha de experiências e de conhecimento entre todos os elementos do universo U.Porto, do qual a rede de antigos estudantes é uma componente muito importante.”

Todos os antigos estudantes da U.Porto que residem em Paris ou arredores estão convidados a participar neste encontro, marcado para as 19h30 do próximo dia 19 de outubro, no restaurante Le Saint Martin, em pleno coração da cidade de Paris.