Spin-off INESC TEC/FEUP muda de identidade para se lançar nos EUA

O WALKiNSENSE foi um dos primeiros produtos "made in" Kinematix. (Foto: DR)

A Tomorrow Options, empresa spin-off do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), anunciou recentemente a garantia de um novo ciclo de financiamento no valor de 2,6 milhões de dólares por parte da Portugal Ventures, uma das principais sociedades de capital risco em Portugal. A empresa portuguesa anuncia ainda a mudança do seu nome para Kinematix e o lançamento de uma filial na cidade norte-americana de Boston, a cujo Conselho de Administração a empresa adicionou novos membros.

Jay B. Pieper, antigo presidente e CEO da Partners International Medical Services, e vice-presidente para o desenvolvimento empresarial e tesouraria da Partners HealthCare System nos EUA, foi o elemento escolhido para Presidente e Diretor do Conselho de Administração da Kinematix. Joseph Ternullo, diretor associado do Center for Connected Health at Partners Healthcare, juntou-se também ao Conselho de Administração. Para além dos Estados Unidos, a Kinematix tem já uma filial na cidade de Sheffield, no Reino Unido, e um escritório na Holanda.

O novo ciclo de financiamento permitirá à Kinematix acelerar as suas vendas e atividades de marketing a nível mundial, e assim dar continuidade ao crescimento dos seus produtos no mercado. De recordar que a empresa comercializa atualmente dois produtos: o MOViNSENSE, um sistema de monitorização de posição, atividade e planos de saúde que permite gerir os riscos de mobilidade de pacientes internados, tais como úlceras de pressão ou quedas, e pode ser usado em hospitais, lares de idosos e clínicas de reabilitação; e o WALKiNSENSE, um sistema que pode ser aplicado em sapatos, palmilhas e aparelhos ortopédicos, incorporando sensores que avaliam a pressão, movimento, marcha e posição corporal em pacientes com diabetes, problemas de locomoção, deformações e outras necessidades ortopédicas corretivas. Ambos os produtos  estão já certificados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela Marca CE.

A Kinematix foi incubada em 2007 pelo INESC Porto e pela FEUP. Os seus produtos incorporam a mais recente tecnologia ao nível de sensores microeletrónicos, com especificações de ‘connected health’, ou saúde conectada, especialmente concebidas por forma a permitir a customização, eficiência e comunicações otimizadas.