Investigadoras do ISPUP entre as maiores promessas da Ciência

Ciclo de conferências decorre no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

As investigadoras do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) Ana Cristina Santos, Andreia Oliveira e Susana Silva, foram selecionadas para o Programa “Investigador FCT 2015”, uma iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que visa a atribuição de financiamento por cinco anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades.

Criar condições para o estabelecimento de líderes científicos em Portugal é o objetivo deste programa. Até 2016, a FCT pretende garantir o recrutamento de 1 000 investigadores excecionais até 2016, para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. Até à data, 597 investigadores FCT foram selecionados.

O Programa centra-se no investigador/a e no seu projeto de investigação. O principal critério de avaliação é a excelência científica: do percurso de investigação do candidato, da sua carreira e da sua proposta de investigação.

Fonte: ISPUP