Visão computacional, abordagens visuais para controlo robótico, entre outros tópicos, estão em discussão na “VISUM Summer School”,

Mais de 50 investigadores, de 24 nacionalidades diferentes, estão no Porto desde esta quinta-feira e até dia 12 de julho, para participar na VISUM Summer School, uma escola de verão sobre visão computacional e inteligência artificial, organizada pelo INESC TEC e que conta com o apoio da Universidade do Porto.

A VISUM decorre nas instalações da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT)

Profissionais da academia e indústria que atuem nesta área, investigadores e até estudantes de Mestrado ou candidatos a Doutoramento – é este o perfil dos participantes que já estão reunidos nas instalações da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT). Para além de Portugal, estão representados países como Itália, Alemanha, Ucrânia, Eslovénia, República Checa, França, Dinamarca, Noruega, Suécia, Bélgica, Rússia, Lituânia, Espanha e Áustria, mas também de locais mais longínquos como Irão, Índia, Etiópia, Nigéria, Paquistão, México, Bangladesh, Costa Rica, EUA, China ou Emirados Árabes Unidos.

“O objetivo é transmitir algumas noções teóricas aos participantes, mas depois lançar-lhes desafios práticos. É por isso que o nosso painel se divide entre oradores académicos, vindos de Portugal, EUA, Holanda, Irlanda e Suíça, mas também de especialistas da indústria, de empresas como a Bosch, Farfetch, Fraunhofer, entre outras. Todos os oradores são profissionais internacionalmente reconhecidos na área da visão computacional e inteligência artificial”, explica Ana Rebelo, investigadora do INESC TEC e uma das organizadoras da escola.

Para além das sessões dedicadas aos diversos temas propostos, os participantes terão a oportunidade de um contacto mais próximo com empresas da área, no sábado, dia 6. Neste dia, dedicado à indústria, haverá uma mostra de empresas e uma sessão de debate sobre o tema: “Dos artigos de investigação às aplicações reais: desafios e dificuldades”, moderado por Daniel Catalão, com a presença de representantes da Farfetch, Deloitte, Bosch, ASML e FEUP.

Durante a semana os participantes vão poder ainda desenvolver um projeto, tirando partido das aulas que vão tendo. O grupo vencedor vai receber um conjunto de 3 NVIDIA RTX 2080 DL training kits, oferecidos pela Bosch.

“Existem várias sessões em que os participantes vão ter oportunidade de trabalhar no projeto e, nos dias 10 e 11, teremos dois hackathons. No último dia, ou seja, dia 12, os grupos com melhor desempenho vão ser convidados a apresentar o trabalho, que será avaliado pelo júri, constituído pela equipa organizadora do projeto, representantes de algumas das empresas convidadas e um representante da instituição de acolhimento”, explica a investigadora.

A VISUM Summer School é organizada pelo INESC TEC, em parceira com o Data Science Portugal (DSPT) e a escola de verão Feature of Computing da UPTEC. Para além da U.Porto conta ainda com o apoio da Universidade Portucalense, da ScaleUp Porto, Google Cloud e Bosch.