FMUP vence Prémio Santa Casa Neurociências 2016

Uma equipa de investigação do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), liderada por Célia da Conceição Duarte Cruz, foi distinguida com o Prémio Melo e Castro 2016, no valor de 200 mil euros.

A equipa de investigação da FMUP concorreu com um projeto que pretende intervir numa fase precoce da doença, para tentar prevenir o aparecimento da incontinência urinária (um dos principais problemas dos doentes com lesão vertebromedular), sendo que os tratamentos atualmente disponíveis não são 100% eficazes e não revertem a incontinência urinária instalada.

O projeto “INSPIReD – Disfunção da bexiga após lesões vertebromedulares: identificação dos mecanismos de aparecimento e manutenção da hiperatividade neurogénica do detrusor e dissinergia detrusor-esfincteriana” pretende, também, esclarecer os mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento desta disfunção urinária.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu no passado dia 30 de novembro, no Palácio Nacional da Ajuda, durante a 4.ª edição dos Prémios Santa Casa Neurociências.