Vencedores dos Prémios Grunenthal_fmup

Equipas lideradas por Luís Azevedo e Ana Coelho foram galardoados com prémios de 7.500 euros.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai assinalar esta sexta-feira, 17 de outubro,o Dia Nacional de Luta Contra a Dor, com a realização do 1º Simpósio Internacional da Cátedra de Medicina da Dor, a decorrer na Aula Magna da faculdade.

Com o tema “Dor na neuropatia diabética – Presente e Futuro”, o simpósio acontece das 14h30 às 16h30 e conta com a participação de Luís Azevedo e Isaura Tavares (FMUP), a que se juntam nomes como Dinesh Selvarajah (Sheffield Teaching Hospitals Foundation Trust, Reino Unido) e Timothy O’Brien (diretor do REMEDI – Irish National Regenerative Medicine Institute, Irlanda). Os temas abordados vão da epidemiologia da neuropatia diabética às estratégias terapêuticas que se perspectivam para o futuro próximo. O simpósio tem o apoio da Fundação Grünenthal.

Dor

Simpósio servirá para debater as estratégias terapêuticas a implementar no futuro num leque variado de patologias. (Foto: DR)

Após o simpósio, pelas 17h00, a Aula Magna da FMUP vai testemunhar a entrega do Prémio Grünenthal Dor 2013 a dois grupos de investigação da FMUP. Na área da Investigação Básica, o prémio – avaliado em 7.500 euros – vai distinguir o trabalho “Intrathecal administration of botulinum toxin type A improves urinary bladder function and reduces pain in rats with cystitis”, da autoria de Ana Coelho, Raquel Oliveira, Ornella Rossetto, Francisco Cruz, Célia Duarte Cruz e António Avelino, da FMUP e do Instituto de Biologia Molecular e Celular (FMUP/IBMC).

O Prémio de Investigação Clínica, também de 7.500 euros, será entregue ao grupo composto pelos investigadores Luís Azevedo, Altamiro da Costa Pereira, Liliane Mendonça, Cláudia Camila Dias e José Manuel Castro Lopes, pela autoria do trabalho “Chronic Pain and Health Services Utilization – Is There Overuse of Diagnostic Tests and Inequalities in Non-pharmacologic Treatment Methods Utilization?”.

As comemorações do Dia Nacional de Luta Contra a Dor terminam com um Porto de Honra.

As inscrições no 1º Simpósio Internacional da Cátedra de Medicina da Dor são gratuitas e devem ser efetuadas através do e-mail [email protected].