CINTESIS junta-se à Ordem na defesa do papel do nutricionista nas IPSS

O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços da Saúde, uma unidade de investigação com sede na Universidade do Porto, associou-se à Ordem dos Nutricionistas na organização de um Ciclo de Seminários em Nutrição Comunitária e Saúde Pública sobre o tema “O Papel do Nutricionista nas Instituições de Solidariedade Social”, que se realizará no dia 19 de maio, em Santa Maria da Feira.

Este ciclo de seminários pretende sensibilizar a comunidade profissional e científica na área da Nutrição, bem como as instituições responsáveis pela prestação de apoio social, para a importância de olhar de forma cuidada para o estado nutricional dos milhares de pessoas que beneficiam do trabalho destas entidades e para a responsabilidade que o Estado e as instituições têm no sentido de facultarem uma alimentação rica e equilibrada aos cidadãos que pretendem apoiar.

Assim, o evento propõe-se discutir o estado nutricional das crianças e dos idosos em Portugal, a missão das Instituições de Solidariedade Social, o papel que o nutricionista pode desempenhar junto destas entidades e ainda a forma de medir o impacto da nutrição nas referidas instituições (ver programa).

Neste âmbito, destaca-se a participação do investigador do CINTESIS Júlio César Rocha, responsável pelo desenvolvimento, implementação e monitorização de um programa de nutrição dirigido às crianças que frequentam o Centro de Apoio Social de Mozelos. Os resultados deste programa, cujo impacto já foi avaliado, foram recentemente publicados na Acta Portuguesa de Nutrição.

Entre os oradores convidados, encontram-se ainda Conceição Calhau (líder do grupo ProNutri do CINTESIS), Nuno Borges (investigador do mesmo grupo de investigação e professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto) e Carla Lopes (professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

As inscrições decorrem até 7 de maio (domingo), através deste formulário online.