O Balcão Unorte.pt é a primeira plataforma em Portugal que junta empresas e investigadores.

Aproximar as empresas dos investigadores e das universidades é o principal objetivo do Balcão UNorte.pt, uma plataforma digital pioneira em Portugal, que se propõe a juntar competências e serviços dos centros de investigação das universidades, com os desafios e necessidades de inovação das empresas. O projeto está a ser desenvolvido no âmbito do consórcio UNorte.pt, composto pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Balcão UNorte.pt está concebido para promover parcerias e colaborações entre empresas e a investigação desenvolvida nas mais de 85 unidades de investigação inscritas. O objetivo é proporcionar o matching entre a oferta e a procura de investigação e inovação pelo mercado empresarial. As empresas podem, desta forma, conhecer competências, potenciais serviços e tecnologias dos centros de investigação das três universidades. A plataforma permite que as empresas de qualquer dimensão  de PMEs a multinacionais  identifiquem possíveis fornecedores de soluções de inovação e desenvolvimento, que potenciem os seus produtos ou serviços no mercado global.

“O Balcão UNorte.pt é fruto de um trabalho que tem sido realizado nos últimos anos. Vemos, nesta plataforma, uma ferramenta importante para potenciar a atratividade da região envolvente das principais universidades: Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro”, projeta Maria João Ramos, Vice-Reitora da U.Porto para as áreas da Investigação e Desenvolvimento.

Segundo aquela responsável, “as soluções científicas e tecnológicas que muitas empresas procuram para se distinguirem no mercado podem estar nas universidades portuguesas”. Tanto que “este ‘casamento’ entre a oferta e a procura de serviços e e resultados de investigação/tecnologia pode traduzir-se, no futuro, no aumento da competitividade, a nível nacional e internacional”, conclui Maria João Ramos, em representação das equipas envolvidas no desenvolvimento do Balcão UNorte.pt.

A plataforma, disponível a partir desta sexta-feira, foi lançada oficialmente na Reitoria da Universidade do Porto, numa sessão que contou com a presença de investigadores, empresas e académicos. O evento contou com uma mesa redonda, sobre os desafios e potencialidades da aproximação entre as empresas e as universidades.

O Balcão UNorte.pt está integrado no projeto U.Norte Inova, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A U.Norte Inova é resultado do Consórcio UNorte.pt, criado em 2015, com o objetivo de reforçar a articulação estratégica entre as universidades, fortalecendo a participação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.

O Balcão UNorte.pt está disponível aqui.