Acabam de abrir as candidaturas para a 18.ª edição da Escola de Verão de Física, iniciativa organizada  pelo Departamento de Física e Astronomia da FCUP e que desafia os alunos do ensino secundário a experienciar o que é ser cientista nas áreas da física, da engenharia física ou da astronomia.

Durante uma semana, de 27 de agosto a 1 de setembro, os jovens cientistas irão fazer investigação e aprender mais sobre holografia, nanotecnologia, supercondutores, física médica, optoelectrónica, cosmologia e astrofísica.

“Os cursos avançados de Relatividade, Mecânica Quântica e Nanotecnologias, e Astrofísica estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa perceção (convencional) da realidade; os projetos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução  tem de ser apresentada antes do final da Escola.”, pode ler-se na página da iniciativa

A última edição realizou-se de 28 de agosto a 2 de setembro de 2022 e contou com a participação de cerca de 70 estudantes oriundos de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe.

Sobre a Escola de Verão de Física

Criada em 2005, no âmbito do programa da Universidade Júnior, a Escola de Verão de Física introduziu uma nova maneira de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projecto científico sob a supervisão de jovens investigadores. 

As candidaturas para a edição deste ano decorrem até ao final do mês de maio. Para além do preenchimento do respetivo formulário, os/as alunos/as devem enviar também uma carta de recomendação do professor(a) de Física ou de Matemática. 

A propina da Escola é de 100 euros e inclui todo o programa científico, alojamento e refeições. 

Mais informações