Rodrigo Moreira, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) e do Programa Doutoral em Engenharia Informática (PRODEI) da FEUP, Ana Paiva, investigadora do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, e Atif Memon, docente da Universidade de Maryland, EUA, são os autores de um dos artigos selecionados pelo International Symposium on Software Reliability Engineering (ISSRE) como um dos 26 trabalhos mais influentes nos últimos 30 anos na área de Engenharia de Software.

O artigo científico, intitulado “A pattern-based approach for GUI modeling and testing”, publicado em 2013, resultou da tese de Doutoramento de Rodrigo Moreira, intitulada “Pattern-Based GUI Testing” e orientada pelos investigadores Ana Paiva e Ademar Aguiar (ambos do Departamento de Engenharia Informática). O trabalho foi defendido pelo alumnus da FEUP na Conferência Internacional ISSRE, em Pasadena, EUA. Neste trabalho, os investigadores formalizam a noção de um método de testes, baseado em padrões, de interfaces gráficas com o utilizador de software.

O “top” dos 26 artigos foi concebido no âmbito das comemorações dos 30 anos da ISSRE, uma conferência de renome internacional na área da Engenharia de Software. A eleição foi feita com base no impacto que os mesmos tiveram para a comunidade.

Rodrigo Moreira, atualmente a exercer funções como Software Architect na empresa Vestas, gigante dinamarquês do setor eólico, no Design Center do Porto, não esconde o orgulho que representa ser autor de um dos artigos considerados mais influentes na área da Engenharia de Software em todo o mundo. “O artigo apresenta uma nova metodologia que possibilita testar a funcionalidade das interfaces gráficas, com recurso a padrões de teste, que são customizáveis e configuráveis, promovendo desta forma a sua reutilização e, possibilitando testar um vasto leque de interfaces gráficas independentemente da sua tecnologia de implementação.”

“Ter um artigo considerado como um dos mais influentes dos últimos 30 anos em Engenharia de Software ajuda na sua divulgação, é um reconhecimento da investigação realizada e um fator de motivação para continuar a fazer mais e melhor”, considera também Ana Paiva.

A identificação final dos artigos teve ainda em conta um rigoroso processo de auscultação da comunidade, análise bibliométrica de todos os artigos do ISSRE e de entrevistas a grande parte dos antigos presidentes de edições anteriores da iniciativa.

A lista completa dos artigos e o processo de seleção podem ser consultados aqui.