São referências em campos tão distintos como a Biologia, as Engenharias, a Medicina, a Psicologia a ou Química e, em conjunto, reúnem mais de um milhão de citações, resultantes de mais de 20 mil publicações científicas em revistas nacionais e internacionais. É esse o retrato dos 126 investigadores da Universidade do Porto destacados na mais recente edição dos rankings Research.com, que classificam anualmente os melhores e mais influentes cientistas do mundo nas respetivas áreas.

Com 133 referências (o/a mesmo/a investigador/a pode estar presente em mais do que um ranking) em 19 das 24 áreas avaliadas, os investigadores da U.Porto (ver lista abaixo) representam mais de um quarto do total de cientistas portugueses (482) referenciados nestes rankings amplamente reconhecidos entre a comunidade científica.

Entre os critérios de análise utilizados para classificar os investigadores destacam-se o número de citações e o D-Index (Discipline H-index), uma medida que estima o grau de dependência entre autores e o seu ambiente de investigação ao longo de toda a sua história de publicações científicas.

O perfil de cada cientista tem também em conta o número de publicações e uma lista dos seus prémios e realizações.

Química, Biologia e Engenharia são as áreas mais representadas

A Química é a área científica em que a U.Porto assume maior preponderância nos rankings do portal Research.com, surgindo representada por 35 investigadores. Seguem-se a Biologia e Bioquímica (17 investigadores destacados), a Engenharia e Tecnologia (12), as Ciências Ambientais (9) e a Ecologia e Evolução (8).

Os restantes investigadores da Universidade estão distribuídos pelas áreas da Ciência dos Materiais (7), Medicina (7), Ciência Animal e Veterinária (5), Ciência de Computadores (4), Engenharia Mecânica e Aeroespacial (4), Engenharia Elétrica e Eletrónica (4), Física (4), Ciências Sociais e Humanidades (3), Microbiologia (3), Genética e Biologia Molecular (2), Neurociências (2), Psicologia (2), Ciências Agrárias (1) e Imunologia (1).

No seu conjunto, os 125 investigadores da U.Porto somam 21 664 publicações, a que corresponde um valor médio de publicações por investigador de 173,31.

Já o número total de citações ascende a 1.204.754, com um valor médio de 9.638,03 citações por cientista.

Os/as cientistas mais influentes

Analisando o desempenho individual dos investigadores, o maior destaque vai para o astrofísico Nuno C. Santos que, com um H-index de 126 e um total de 53,301 citações, referentes a 791 publicações, regista o melhor desempenho entre os cientistas da U.Porto classificados.

Posicionado no lugar 441 a nível mundial na área da Física, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto 2022 é, de resto,  o segundo melhor investigador português nos rankings do Research.com, apenas superado por Rui L. Reis. da Universidade do Minho.

Nuno Cardoso Santos é o melhor investigador da U.Porto e o segundo melhor português nos rankings do Research.com. (Foto: U.Porto)

No “top 5” dos investigadores da U.Porto mais influentes destacam-se ainda: Alírio E. Rodrigues, engenheiro químico e professor da Faculdade de Engenharia (FEUP), com um H-index de 98Fátima Carneiro, patologista e professora da Faculdade de Medicina (FMUP), com um H-index de 93; e os engenheiros e professores da FEUP João P. S. Catalão e José Luís Figueiredo, ambos com 91 de H-index.

Para além de Nuno Cardoso Santos, há mais dois investigadores da U.Porto que se destacam como os melhores portugueses nas respetivas áreas. São eles João Catalão (Engenharia Elétrica e Eletrónica) e Rui Appelberg (Microbiologia), este último falecido em 2020.

Já os investigadores Beatriz P. P. Oliveira (Biologia e Bioquímica e Química), João Barros (Ciência de Computadores e Engenharia Eléctrica e Eletrónica), Lúcia Guilhermino (Biologia e Bioquímica e Ciências Ambientais), Marcelo F.S.F. de Moura (Ciência de Materiais e Engenharia Mecânica e Aeroespacial) e Patrícia Valentão (Biologia e Bioquímica e Química), Paula B. Andrade (Biologia e Bioquímica e Química) e Pedro Camanho (Ciência de Materiais e Engenharia Mecânica e Aeroespacial) surgem classificados em mais do que um ranking/domínio.

Da lista fazem também parte os vencedores das últimas cinco últimas edições do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto: Maria João Ramos, Nuno Cardoso SantosVítor VasconcelosPedro Camanho e Helder Maiato.

Refira-se que a grande maioria dos investigadores listados integram também a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, que classifica os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.

Abaixo, pode consultar a lista completa de todos os investigadores da U.Porto destacados pelo Research.com, divididos por áreas temáticas. Os nomes encontram-se ordenados de acordo com a classificação atribuída.

BIOLOGIA E BIOQUÍMICA
Xavier Malcata
Paula B. Andrade
Lúcia Guilhermino
Patrícia Valentão
Vitor Vasconcelos
Celso A. Reis
Helder Maiato
Aires Oliva-Teles
Maria Leonor Nunes
Beatriz P.P. Oliveira
Pedro Moradas-Ferreira
Luísa Pereira
Agostinho Antunes
Mário Sousa
Nuno F. Azevedo
Luísa M.P. Valente
Gabriel A. B. Marais

CIÊNCIA ANIMAL E VETERINÁRIA
Carlos Azevedo
Albano Beja-Pereira
Elisa Lobato
Jorge C. Eiras
Catarina Ginja

CIÊNCIA DE COMPUTADORES
João Gama
João Manuel R. S. Tavares
João Barros
Rui Abreu

CIÊNCIA DE MATERIAIS
Lucas Filipe M. da Silva
Pedro P. Camanho
Mário A. Barbosa
Marcelo F.S.F. de Moura
José D. Santos
Maria Helena Fernandes
João P. Araújo

CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Conceição Santos

CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Lúcia Guilhermino
Carlos Vale
João Paulo Teixeira
Maria C.M. Alvim-Ferraz
Ruth Pereira
Cidália M.S. Botelho
Sara C. Antunes
João P. Honrado
Marisa R. Almeida

CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES
Alberto Amaral
Rute Santos
Isabel Mesquita

ECOLOGIA E EVOLUÇÃO
Nuno Ferrand
Francisco Moreira
James Harris
Pedro Beja
Paulo C. Alves
José Carlos Brito
Miguel A. Carretero
Adriano A. Bordalo

ENGENHARIA E TECNOLOGIA
António J.M. Ferreira
José Luís Santos
Renato Natal Jorge
Vladimiro Miranda
Humberto Varum
Manuel A. Alves
João Borges de Sousa
Luís F. Melo
João Peças Lopes
Ricardo J. Bessa
Álvaro Cunha
Armando C. Oliveira

ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÓNICA
Joao P. S. Catalão
João Barros
Manuel A. Matos

ENGENHARIA MECÂNICA E AEROESPACIAL
Pedro P. Camanho
Lucas Filipe M. da Silva
Fernando T. Pinho
Marcelo F.S.F. de Moura

FÍSICA
Nuno C. Santos
Tiago L. Campante
Jarle Brinchmann
Sérgio G. Sousa

GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Claudio E. Sunkel
Jorge Sequeiros

IMUNOLOGIA
Rui Appelberg

MEDICINA
Fátima Carneiro
Félix Carvalho
Fernando Schmitt
Raquel Seruca
Manuel Sobrinho-Simões
Henrique Barros
Manuel R. Teixeira

MICROBIOLOGIA
Luísa Peixe
João Fonseca
Manuel Simões

NEUROCIÊNCIAS
Manuel M. Paula-Barbosa
Deolinda Lima
Isaura Tavares

PSICOLOGIA
Félix Neto
Pedro Nobre

QUÍMICA
Alírio E. Rodrigues
José L. Figueiredo
Paula B. Andrade
Manuel Fernando R. Pereira
Victor de Freitas
Patrícia Valentão
Joaquim L. Faria
Rui A.R. Boaventura
Adrián M.T. Silva
Adélio Mendes
Nuno Mateus
José J.M. Órfão
Beatriz P.P. Oliveira
Isabel Ferreira
Rosa M. Seabra
José L. F. C. Lima
Fernanda Borges
Cristina Freire
Vítor J.P. Vilar
Maria João Ramos
Eduarda Fernandes
Eugénia A. Macedo
Salette Reis
Pedro A. Fernandes
Maria de Lourdes Bastos
Baltazar de Castro
Luís M. Madeira
Madalena Pinto
José M. Loureiro
Lúcia Santos
Arminda Alves
Manuel Almeida
Luís M. N. B. F. Santos
Susana Casal
Sara C. Cunha