O Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing) vai organizar, entre os dias 12 e 30 de setembro, a primeira edição portuguesa do A.PREENDER, um curso grátis de curta duração para pessoas com mais de 45 anos, desempregadas ou à procura de uma mudança profissional, que pretendam iniciar o seu próprio negócio.

Promovida no âmbito do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade do Porto (EIT Health Porto), esta iniciativa pretende assim introduzir os participantes no mundo do empreendedorismo e da inovação, oferecendo “uma oportunidade de requalificação de pessoas com experiência profissional”.

Ao longo da formação, os participantes vão aprender os passos necessários para iniciar um negócio, gerar ideias, desenvolver competências de comunicação e várias outras capacidades transversais para a sua vida, contando para tal com o apoio de especialistas de diversas áreas.

“Empresas fundadas por pessoas mais velhas têm uma maior taxa de sucesso”

O curso adquire uma relevância reforçada num contexto em que “os trabalhadores seniores tendem a enfrentar mais obstáculos do que os jovens quando regressam ao mercado de trabalho ou mudam os seus percursos profissionais. Apesar das várias políticas para capacitação deste grupo, a inovação e empreendedorismo tendem a ser deixados de fora nestas políticas”, aponta a organização”.

Ainda assim, são vários os estudos que apontam que as “empresas fundadas por pessoas mais velhas têm uma maior taxa de sucesso devido à experiência, capacidade de liderar e lidar com obstáculos, e visão global do mercado e das necessidades da população dos seus fundadores”.

Como tal, o A.PREENDER “representa uma oportunidade única para manter a população no mercado de trabalho, promover um envelhecimento ativo e saudável, e desenvolver soluções inovadoras em diferentes áreas, para além de tirar partido da experiência desta população”.

Os interessados devem inscrever-segratuitamenteaté 2 de setembro de 2022, na página do curso.

Mais informações através do e-mail [email protected].